quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fanzines em mutação

Por Henrique Magalhães - Marca de Fantasia
Quando pensamos que os fanzines estão dando seus últimos suspiros, um novo sopro surge pela garra dos velhos fanzineiros, que não deixam a casa ruir. Em Porto Alegre, pelas mãos de Denilson Reis, essas singelas e inflamadas publicações independentes ganham espaço numa das mais tradicionais feiras de livros do país.
O Grupo Quadrante Sul, do qual Denilson é um dos protagonistas, associou-se à Câmara Rio-Grandense do Livro, para realizar no dia 3 de novembro de 2012 o VII Mutação: Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop. O evento ocorreu no dia dedicado às Histórias em Quadrinhos na 58a Feira do Livro de Porto Alegre, contando com uma série de atividades.
Segundo relato de Denilson, a parte da manhã foi dedicada à TelaHQ, onde os fã-clubes Wholockians e Supernatural Brasil discorreram sobre as séries televisivas Doctor Who e Supernatural e sua relação com os quadrinhos. Ainda pela manhã, o filósofo dos quadrinhos Gelson Weschenfelder proferiu a palestra “Filosofando com os Super-heróis”, apresentando seu livro lançado pela editora Mediação.
À tarde foi a vez da Liga Comics, um fã-clube de heróis Marvel/DC, que apresentou as novidades desse universo mítico, com convidados especiais e closplayers dos maiores heróis da Terra. Outro destaque do evento foi a mesa redonda “Outros Quadrinhos”, com a ilustre presença de Henry Jaepelt, Law Tissot, Gervásio Santana e Romir Rodriguez, que falaram sobre seus contatos com os quadrinhos europeus.
No item relacionado aos fanzines, na sala de vídeo foi exibido o documentário Fanzineiros do Século Passado, de Márcio Sno, que se trata de registro incontornável sobre a produção dessas publicações no país. Em complemento, Henry Jaepelt, Maria Jaepelt e Law Tissot promoveram um debate sobre o fanzines e publicações independentes. Por fim, o Grupo Quadrante Sul ministrou uma oficina de fanzines, além da Mostra de HQ Quadrante Sul e da feira de publicações independentes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...