domingo, 6 de janeiro de 2013

Palestra e Lançamento livro Diretas Jaz – 25 anos sem Henfil

Por IHQ
Nos 25 anos da morte do cartunista Henfil, palestra e lançamentos resgatam a contribuição do artista para a redemocratização brasileira
No dia 14 de janeiro acontecerá uma palestra na ABI – Associação Brasileira de Imprensa – seguida do lançamento do livro “Diretas jaz”, de Márcio Malta e da agenda do Instituto Henfil 2013, organizada pelo herdeiro do artista.
A atividade é para relembrar os 25 anos da morte de um dos maiores nomes, não só dos quadrinhos, como das artes gráficas, o cartunista Henfil, que morreu no dia 04 de janeiro de 1988.
A palestra será conduzida pelo cientista político e cartunista Márcio Malta, o Nico, autor do livro “Diretas jaz: o cartunista Henfil e a redemocratização através das “cartas da mãe”, da Editora Muiraquitã.

A palestra será feita no espaço do Modecon (Movimento em defesa da economia nacional), grupo que se reúne mensalmente no espaço da ABI e foi fundado pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho no final da década de 1980. A comunicação focará na transição da ditadura para a democracia através das “Cartas da mãe”, publicadas por Henfil na revista “Isto é” de 1977 a 1984.
Durante a palestras será descrita a contribuição do desenhista para o restabelecimento da democracia no Brasil, percorrendo desde a luta pela anistia, o movimento pelas Diretas Já e a eleição indireta do Presidente da República Tancredo Neves através do Colégio Eleitoral. Um dos objetivos é ressignificar o papel de atores políticos, muitas das vezes esquecidos, ou relegados a planos secundários. Um exercício de memória para evitar que páginas da nossa história caiam no esquecimento.
Além do livro, aqueles que comparecerem ao evento poderão adquirir a já tradicional agenda do Instituto Henfil, que está em seu terceiro ano consecutivo. O anuário foi organizado pelo herdeiro de Henfil, o produtor cultural Ivan Cosenza de Souza.
As agendas do instituto Henfil e o livro custam R$ 30,00 cada. Mais informações sobre a publicação visite www.mundoemrabisco.com/diretasjaz
Serviço:
Palestra e lançamento do livro “Diretas jaz: o cartunista Henfil e a redemocratização através das “cartas da mãe”, de Márcio Malta (Nico).
Data: 14 de janeiro às 17h30.
ABI – Associação Brasileira de Imprensa
R. Araújo Porto Alegre, 71, 7º- Sala Belisário de Souza – Centro
Rio de Janeiro – RJ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...