sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Coletânea dos 40 anos do Capitão Rapadura

Por O POVO - via Neorama
Em 2013, o Capitão Rapadura, super-herói criado pelo artista cearense Mino, completa 40 anos. E, em comemoração, será lançada uma coletânea sobre o personagem, reunindo diversos talentos do Ceará, em que, cada um deles, dá a sua versão do herói.
Capitao-Rapadura-40-Anos-Mino-Forum-de-Quadrinhos-do-Ceara-Luis-Carlos
Confira abaixo uma entrevista com Luís Carlos Sousa, integrante do Fórum de Quadrinhos do Ceará e um dos responsáveis pela publicação:
1) Como surgiu a ideia para o projeto?
O projeto Capitão Rapadura surgiu quase que por acaso. Quando a atual coordenação do Fórum de Quadrinhos do Ceará (JJ MarreiroFernando Lima e eu), decidiu que era hora de encerrar a gestão, perguntou-se qual seria sua última atividade. Em uma rápida pesquisa, percebemos que em 2013 o Capitão faria 40 anos e, tendo em vista a importância do personagem para as histórias em quadrinhos do Ceará – e seus profissionais -, achamos que seria uma boa tentar fazer uma edição especial com vários artistas do estado contando histórias do Capitão. Daí a coisa começou de vez.
2) Quem são os envolvidos na produção da coletânea?
Eu e JJ somos os editores e Eduardo Silva fica na assessoria para captarmos verba. Como artistas convidados temos, além da prórpia coordenação, alguns daqueles que trabalharam com o Capitão durante os anos de 1990 e começo de 2000, como Daniel Brandão e Cristiano Lopes, a turma do The Comics Café - cujo trabalho eu admiro muito mesmo -, João e Júlio Belo e Fálex. Artistas de outras cidades como Zé Wellington (Sobral) e Alex Lei (Limoeiro do Norte); uma galerinha nova vinda de outras áreas, como Maxwell Duarte (que é animador), artistas plásticos, como Cival Einstein e, recentemente, uma escritora de livros infantis – que não vou revelar ainda quem é – aceitou participar da edição. Outros talvez ainda se juntem a esse time. Convites foram feitos e pessoas concordaram em participar. Então, até sua publicação, muita ainda há de acontecer.
Capitao-Rapadura-Daniel-Brandao-40-Anos-Mino
Capitao-Rapadura-Cristiano-Lopes-40-Anos-Mino
Capitao-Rapadura-Alex-Lei-40-Anos-Mino
Capitao-Rapadura-Falex-40-Anos-Mino
Capitao-Rapadura-Maxwell-Duarte-40-Anos-Mino
3) Como está caminhando o projeto? Vocês já podem informar alguma data de lançamento?

O projeto foi muito bem em sua primeira fase – que é o envio de páginas pelos artistas -, apesar de termos alguns atrasos e vários convidados não enviaram suas histórias (o que ainda pode ser feito, por sinal). Mas isso não foi em si um entrave. Estamos, no entanto, tendo problemas com a fase de captação de verbas. Alguns recursos prometidos por instituições e particulares foram abandonados. No primeiro caso, pela possibilidade de falta de liberdade no que concerne aos artistas darem suas visões e no segundo, algum desinteresse e mesmo descrença no sucesso da edição. Por isso, a partir do primeiro evento em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, vou apresentar o projeto em palestras e pela Internet, pedindo financiamento aos fãs, assim como em campanhas de sites como Cartase ou Kickstarter. Alguns detalhes estão sendo fechados para que isso aconteça oficialmente, por isso não vou fazer anúncios precipitados, mas as doações já são reais. Tanto que qualquer um pode acessar o blog do Fórum de Quadrinhos do Ceará e o capitaorapadurabrasil.blogspot.com e já fazer sua doação. Não há mínimos ou máximos, cada um pode contribuir com qualquer valor.
4) O que público pode esperar do material?
Tem de tudo lá. Histórias voltadas para comédia, histórias de super-heróis, histórias mais sentimentais, algumas bem emocionantes mesmo… Enfim, traços mais cartunizados, outros mais “heróicos” por assim dizer… e a turma toda do Capitão. Estão lá Babau LalauBrinquedo, até santos!
Babau-Lalau-Capitao-Rapadura-Caetano-Neto-40-Anos-Mino
Capitao-Rapadura-Lederly-40-Anos-Mino
5) Há planos para uma próxima coletânea?
Por conta das dificuldades apresentadas nessa, não temos planos pra uma próxima. Essa é única.
Esta postagem foi publicada originalmente no site Quadrinhos em Questão, em 15 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...