domingo, 20 de janeiro de 2013

II Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos irá discutir a arte no Estado

Por CÔRREA NETO
O ano começa com uma novidade para os amantes, entusiastas, profissionais, produtores e aprendizes de HQs. O Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Coletivo AP Quadrinhos estarão realizando, no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, o II Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos (IIEAHQ). O evento reunirá oficinas, palestras, cursos, roda de conversa, exposição, sala de jogos, mesa de desenho interativa e o lançamento da 3ª edição da revista “Mixtureba”. O local será o Museu da Imagem e do Som, no 2º piso do Teatro das Bacabeiras.
Cursos

Durante o II Encontro serão ministrados cursos de animação 3D, com Tiago Conceição (PA); animação de desenho, com Otoniel Oliveira (PA); e de Stop Motion, com Paulo Emanoel (PA). O treinamento visa qualificar aprendizes na arte dos quadrinhos para estimular os artistas e a produção do segmento no Estado.

Os cursos serão oferecidos mediante inscrição prévia no Museu da Imagem e do Som, com investimento de R$ 10 até o dia 31 de janeiro. As turmas serão compostas por, no máximo, 20 inscritos e haverá entrega de certificados aos participantes que tiverem frequência igual ou maior a 75% da carga horária total de cada curso.
Exposição de desenhos
Para quem deseja participar da exposição de desenho, os desenhistas deverão se inscrever no blog do Museu da Imagem e do Som – museudaiamagemedosom.blogspot.com -, preencher um formulário e levar três desenhos em formato digital, pen drive e CD até o dia 15 de janeiro.

A exposição acontecerá nas dependências do Teatro das Bacabeiras e visa dar visibilidade ao trabalho dos desenhistas amapaenses. Uma curadoria será composta para selecionar os melhores trabalhos.
Palestras
No segundo dia do evento terá início o cliclo de palestras, com o paraense Otoniel Oliveira, que colocará em debate o “Panorama do Quadrinho Nacional”, contextualizando artistas, técnicas, mercado editorial e mercado de trabalho para os quadrinhistas. Já Paulo Emmanuel abordará em sua fala a temática “Fanzine”, revisitando aspectos históricos, técnicas da elaboração de fanzines e sua relevância artística, social e política.

As inscrições começam dia 15 e vão até 30 de janeiro, no Museu da Imagem e do Som (2º piso do Teatro das Bacabeiras), em horário comercial e com taxa de inscrição simbólica no valor de R$ 5.
O II Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos conta com o apoio do Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), do Festival Imagem-Movimento e do Sesc Amapá. O evento ganha visibilidade pela comemoração do Dia Nacional do Quadrinho, 30 de janeiro, e também celebra um ano de duração do Coletivo AP Quadrinhos.


LOGO DA EDIÇÃO ANTERIOR

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...