quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dia do Quadrinho Nacional em Sobral

Por IHQ
Mais uma vez, o Dia do Quadrinho Nacional (30 de janeiro) será celebrado em todo o País. A data foi estipulada pela Associação Brasileira de Cartunistas que considera As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, do ítalo-brasileiro Angelo Agostini como a primeira história em quadrinho publicada no Brasil, em 30 de janeiro de 1869.
A comemoração é forte em estados como a Bahia, que celebra janeiro como o Mês do Quadrinho Nacional, por acreditar que um dia é insuficiente para se explorar a riqueza que envolve as histórias em quadrinhos produzidas no Brasil, tão rico de temas e fontes como a própria cultura brasileira.
Fortaleza, Sobral e Limoeiro do Norte também estão com agendas montadas para transformar o primeiro mês de 2013 no Mês do Quadrinho Nacional. A articulação, que partiu do Fórum de Quadrinhos do Ceará, promoverá em cada cidade debates, eventos, workshops e exposições que vão chamar a atenção dos brasileiros para os quadrinhos do Brasil.

A exposição itinerante Painéis do Brasil, curadoria de JJ Marreiro e Diego Silveira, trará um retrato da era de ouro do quadrinho brasileiro e abrirá espaço para debates e discussões sobre o que é o quadrinho brasileiro hoje, como se configura diante dos novos desafios e que perspectivas se pode supor para seu futuro.
Como parte da programação do Mês do Quadrinho Nacional no Ceará, o Grupo Gattai, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, o Instituto ECOA, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú, o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, realizará o Dia do Quadrinho Nacional em Sobral.
O evento tem entrada gratuita e participação de diversos convidados, nomes respeitados dentro meio da arte sequencial no Ceará, que trarão suas experiências para o público da região norte.
Confira abaixo a programação do DQN em Sobral:
9h – Exibição – Filme: Origem Secreta: A História da DC Comics (documentário) 10h30 – Debate – Trabalhando para o Mercado Americano 11h15 – Oficina – Desenhando com o Lado Direito do Cérebro 12h30 – INTERVALO 14h – Oficina – Faça você mesmo: Fanzine e Quadrinhos Independentes 15h30 – Debate – Quadrinhos como Profissão e Mercado Nacional 16h45 – Lançamentos e Mesa de Autógrafos 17h30 – ENCERRAMENTO
A programação contará ainda com:
Escambo HQ: Leve suas histórias em quadrinhos e venda, compre ou troque no local. Exposição Painéis do Brasil: Com curadoria de JJ Marreiro e Diego Silveira, a exposição Painéis do Brasil trará um retrato da era de ouro do quadrinho brasileiro e abrirá espaço para debates e discussões sobre o que é o quadrinho brasileiro hoje, como se configura diante dos novos desafios e que perspectivas se pode supor para seu futuro. Banca do Brasil: Criado pelo quadrinista Luís Carlos Sousa, o projeto Banca do Brasil leva títulos nacionais de quadrinhos a eventos em todo Brasil. Avaliação de Portifólios: Os convidados avaliarão o portifólio dos participantes, dando dicas sobre como melhorar o nível do seu trabalho ou se inserir no mercado de trabalho. Mesa de Caricaturas: Desenhistas do Grupo Gattai estarão fazendo divertidas caricaturas dos participantes.
Mais informações no blog do Grupo Gattai. As inscrições antecipadas podem ser feitas neste link.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...