quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dia do Quadrinho Nacional em Sobral

Por IHQ
Mais uma vez, o Dia do Quadrinho Nacional (30 de janeiro) será celebrado em todo o País. A data foi estipulada pela Associação Brasileira de Cartunistas que considera As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, do ítalo-brasileiro Angelo Agostini como a primeira história em quadrinho publicada no Brasil, em 30 de janeiro de 1869.
A comemoração é forte em estados como a Bahia, que celebra janeiro como o Mês do Quadrinho Nacional, por acreditar que um dia é insuficiente para se explorar a riqueza que envolve as histórias em quadrinhos produzidas no Brasil, tão rico de temas e fontes como a própria cultura brasileira.
Fortaleza, Sobral e Limoeiro do Norte também estão com agendas montadas para transformar o primeiro mês de 2013 no Mês do Quadrinho Nacional. A articulação, que partiu do Fórum de Quadrinhos do Ceará, promoverá em cada cidade debates, eventos, workshops e exposições que vão chamar a atenção dos brasileiros para os quadrinhos do Brasil.

A exposição itinerante Painéis do Brasil, curadoria de JJ Marreiro e Diego Silveira, trará um retrato da era de ouro do quadrinho brasileiro e abrirá espaço para debates e discussões sobre o que é o quadrinho brasileiro hoje, como se configura diante dos novos desafios e que perspectivas se pode supor para seu futuro.
Como parte da programação do Mês do Quadrinho Nacional no Ceará, o Grupo Gattai, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, o Instituto ECOA, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú, o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, realizará o Dia do Quadrinho Nacional em Sobral.
O evento tem entrada gratuita e participação de diversos convidados, nomes respeitados dentro meio da arte sequencial no Ceará, que trarão suas experiências para o público da região norte.
Confira abaixo a programação do DQN em Sobral:
9h – Exibição – Filme: Origem Secreta: A História da DC Comics (documentário) 10h30 – Debate – Trabalhando para o Mercado Americano 11h15 – Oficina – Desenhando com o Lado Direito do Cérebro 12h30 – INTERVALO 14h – Oficina – Faça você mesmo: Fanzine e Quadrinhos Independentes 15h30 – Debate – Quadrinhos como Profissão e Mercado Nacional 16h45 – Lançamentos e Mesa de Autógrafos 17h30 – ENCERRAMENTO
A programação contará ainda com:
Escambo HQ: Leve suas histórias em quadrinhos e venda, compre ou troque no local. Exposição Painéis do Brasil: Com curadoria de JJ Marreiro e Diego Silveira, a exposição Painéis do Brasil trará um retrato da era de ouro do quadrinho brasileiro e abrirá espaço para debates e discussões sobre o que é o quadrinho brasileiro hoje, como se configura diante dos novos desafios e que perspectivas se pode supor para seu futuro. Banca do Brasil: Criado pelo quadrinista Luís Carlos Sousa, o projeto Banca do Brasil leva títulos nacionais de quadrinhos a eventos em todo Brasil. Avaliação de Portifólios: Os convidados avaliarão o portifólio dos participantes, dando dicas sobre como melhorar o nível do seu trabalho ou se inserir no mercado de trabalho. Mesa de Caricaturas: Desenhistas do Grupo Gattai estarão fazendo divertidas caricaturas dos participantes.
Mais informações no blog do Grupo Gattai. As inscrições antecipadas podem ser feitas neste link.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...