terça-feira, 27 de novembro de 2012

Privilégios e Outras Histórias

Por Renato Lebeau - IHQ - 27.11.12

Novos quadrinhos surgem a cada dia. É sempre uma experiência interessante descobrir novos autores, principalmente, se você não acompanha as webcomis, que é um universo em pleno crescimento. Com a facilidade de publicação online você não precisa dedicar muito do seu tempo para encontrar novos títulos, e o melhor, novos títulos bons.
O curioso é que, como muitos apontaram, com a expansão do universo das webcomis, algumas histórias e autores se tornaram tão conhecidos que eles acabam optando em fazerem projetos impressos, alguns até com total garantia de que será venda na certa. Em 2012 particularmente vimos um grande número de quadrinhos online sendo impressos, e entre eles o álbum “Privilégios e Outras Histórias”, de Gus Morais.
Produzido de maneira independente, o álbum reúne 30 quadrinhos publicados no blog gusmorais.com entre 2010 e 2012 e mais 4 histórias inéditas. E o gostoso de conhecer a publicação é que descobrimos um artista sincero, com um olhar sensível sobre o mundo e com muita coragem de se abrir com o seu público.

Um ponto que merece destaque é o projeto gráfico. Formato, acabamento, diagramação e composição, abertura de capítulos e apresentação. O álbum é um bom exemplo de que a migração da web para o papel pode gerar produtos gráficos interessantes. Para aqueles que acham que o resultado pode ser apenas um amontoado de tiras dispostas nas páginas, Gus Morais quebra essa impressão produzindo composições que exploram de diversas maneiras o campo visual do formato do projeto.

Aliás, fica a dica: o autor em seu blog demonstrou todo o processo de produção do projeto. Para quem se interessar, as postagens podem servir como um guia de uma experiência que deu muito certo, e o álbum impresso não deixa dúvidas sobre o acerto da iniciativa de Gus. Para conferir o making of, clique aqui.
Por se tratar de um grande volume de histórias curtas e ser um compilado de dois anos de publicação online, “Privilégios e Outras Histórias” apresenta uma variedade de cenas, passando pelo cotidiano, a vida a dois ou em família, violência, descaso, amor, internet, morte e muito mais. O que mantém a unidade na publicação é que o autor sempre manteve a sua forma de escrita que nos apresenta a sua visão de mundo, às vezes até de maneira poética.
Claro que não temos espaço para falar das 30 histórias então vamos destacar quatro, uma de cada capítulo. Em “Quadrilha”, história baseada em um poema de Carlos Drummond de Andrade, Gus nos traz uma releitura desse “singelo” retrato de família. O mesmo texto de Drummond também é relembrado na canção “Flor da idade”, de Chico Buarque.
Em “Refúgio da Razão”, presente no segundo capítulo, o autor nos apresenta de forma rápida que não importa a idade, sempre recorremos à ajuda de alguém para mantermos a nossa sanidade, e responde a pergunta: “Quem são os psicólogos dos psicólogos?”
Já no terceiro capítulo, Gus Morais faz a sua homenagem a Turma da Mônica em “Hola de partir”. A bela, mas triste história nos apresenta os momentos finais de um dos personagens icônicos de Maurício de Sousa. Da maneira que foi apresentada e com a sutileza que foi executada, a história com certeza poderia fazer parte de algum dos três volumes da série MSP50.
Para finalizar, no quarto e último capítulo, o autor expõe a sua vida na história que dá o título ao álbum. Em “Privilégios” vemos Gus contar como foi a sua reação ao descobrir sobre a morte de seu pai, José de Oliveira Soares, e como era o seu relacionamento com ele. É necessário coragem para se abrir assim com o leitor.
“Privilégios e Outras Histórias” agrada quem já conhece o trabalho do autor e com certeza aqueles que estão tendo o primeiro contato com as histórias do quadrinhista. Se esse é o futuro das HQs, nascerem na web para depois serem produzidas em papel nós não sabemos, mas se baseando pelo álbum impresso de Gus Morais, absolutamente, o futuro será positivo para o mercado editorial dos quadrinhos.

Privilégios e Outras Histórias

Produção Independente
Autor: Gus Morais
Colorido
19,5 x 22 cm
160 páginas
R$ 36,00 (+ frete R$ 6,00)
Contato: www.gusmorais.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...