Por P.A.D.A
o Troféu P.A.D.A. de Incentivo aos Quadrinhos Pernambucanos de 2012 foi um sucesso!
O evento que teve palestras, entregou prêmios, sorteou brindes, teve a presença ilustra de Lorde Lobo e de Watson Portela foi uma festa.
Todos sairam satisfeitos do evento e com aquela vontade de participar mais, seja produzindo ou divulgando. E a P.A.D.A. sai do evento realizada com a sensação de dever cumprido. Nossas metas de incentivar aos Pernambucanos de produzirem mais e de evoluírem artisticamente foram alcançadas e, no ano que vem, esperamos uma enxurrada de novos artistas e trabalhos despontando por aí.
Para ver um resumo do que aconteceu no evento e ver várias fotos, clique aqui.
Gostaríamos de agradecer a todos os que foram prestigiar essa festa maravilhosa, aos jurados, artistas que concorreram a premiação e aqueles que realmente apoiaram o evento: Zine Brasil, Banca Globo, FATEC, Ideias Criativas e MAMAM.
No dia 17/08/2012, às 17:00 horas, no MAMAM (Museu de Arte Moderna Aolísio Magalhçaes), aconteceu a VII edição do Troféu P.A.D.A. de Incentivo aos Quadrinhos Pernambucanos.
O Troféu deste ano homenageou o centenário de Luiz Gonzaga, o grande Pernambucano que levou a cultura Pernambucana por todo o Brasil mostrando que temos muita coisa interessante para mostrar. O evento teve uma excelente programação com palestras, entrega dos troféus, sorteios de brindes, caricatura ao vivo, lançamento de revistas e noite de autógrafo. Além disso, o evento contou com as presenças ilustres de WATSON PORTELA (Recebendo o troféu de GRANDE CONTRIBUIÇÃO AOS QUADRINHOS NACIONAIS), LORDE LOBO(Criador do Penitente que veio direto do Rio Grande do Sul), ROBERTO BELTRÃO (Jornalista, escritor e criador do Site Recife Assombrado), SANDRO MARCELO (Criador do Campana) , RAFAEL OLIVEIRA (Criador do site Pernambuco Nerd) e MICHELLE RAMOS (Criadora da Iniciativa ZINE BRASIL).
A proposta do Troféu P.A.D.A. de Incentivo Aos Quadrinhos Pernambucanos tem como objetivo incentivar a produção de histórias em quadrinhos e publicação dentro do Estado de Pernambuco premiando os artistas Pernambucanos e os artistas de outros estados que publiquem em edições produzidas aqui.
Abaixo, fotos e vídeos do evento. Para as fotos, clique nas imagens para aumentar.
O evento começou com uma palestra de Rafael Oliveira, do site Pernambuco Nerd, falando sobre a Aliança de Cultura Pop de Recife e sobre a importância de produzir cultura pop pela via inversa: De Pernambuco para o mundo. A palestra de Rafael Oliveira contou ainda com a presença do Capitão Brasil, um cosplay satírico do capitão américa.
A segunda palestra da noite foi uma exposição muito enriquecedora sobre os quadrinhos gaúchos e quadrinhos nacionais com Lorde Lobo (Editor da revista Areia Hostil e criador do Topman, Penitente e Lipe). Lorbe Lobo falou sobre os principais quadrinhos feitos no Rio Grande do Sul desde a década de 80 e comprovou que o quadrinho gaúcho (Como os quadrinhos Pernambucanos, paulistas, etc) possuem colaboradores de todos os estados Brasileiros, o que os fazem quebrar a barreira do regionalismo e se tornarem, verdadeiramente, quadrinhos nacionais.
Veja o vídeo da apresentação do Lorde Lobo no Troféu P.A.D.A.
Dando continuidade ao ciclo de palestras da noite, André Balaio e Roberto Beltrão falaram sobre o projeto Recife Assombrado que começou com um site que reunia contos e relatos fantásticos e assustadores passados em Pernambuco. A ideia surgiu inspirado no livro Assombrações do Recife Velho, de Gilberto Freyre e cresceu de tal forma que deu origem a livros, peças de teatro e, até mesmo, passeios turísticos por pontos assombrados do Recife. André e Roberto explicaram que o site estava passando por uma reformulação e que deveria voltar em Setembro publicando não só contos mas também histórias em quadrinhos. E a P.A.D.A. iria participar ativamente nessa nova fase do site escrevendo e desenhando histórias exclusivas para o site.
A última apresentação da noite foi a de Sandro Marcelo e Leonardo Santana falando sobre os lançamentos que a PADA estava fazendo no evento: Campana 5 e Casa do Terror. Sandro Marcelo discorreu sobre a saga de dar continuidade à publicação do campana através dos anos. Leonardo Santana apresentou o mais novo trabalho editorial da PADA, um pocket book organizado por Gian Danton e editado pela PADA que traz contos de terror, artigos sobre livros, filmes e revistas e uma entrevista com Marcelo Milici, o criador do site BocaDoInferno.Com
Terminadas as palestras e puco antes da entrega dos troféus, houve uma espontânea homenagem a Michelle Ramos, do Zine Brasil pelo seu trabalho e dedicação em prol dos quadrinhos nacionais unindo talentos, quebrando barreiras e levando os quadrinhos nacionais (E, em especial, os Pernambucanos) para todo o Brasil.
Começou-se, então, o momento mais importante da noite: a entrega dos troféus.
MELHOR PERSONAGEM
Alguém disse, certa vez que o leitor compra a revista por causa dos desenhos, gosta da revista por causa dos roteiros e continua comprando por causa dos personagens. Sem eles, não existe nenhuma história. E o vencedor dessa categoria foi ZÉ GATÃO de Eduardo Schloesser (com 15 pontos). Em segundo lugar ficou empatado com Amaro Camarajipe de Marcelo Schimitz e Animália de Arnaldo Luiz (com 14 pontos).
MELHOR ILUSTRAÇÃO
Enquanto uma história em quadrinhos é o domínio da narrativa visual, a ilustração é a habilidade de congelar um único momento de forma mágica para deleite dos olhos de quem vê a ilustração. E o vencedor dessa categoria foi:LUCIANO FÉLIX pela capa da Prismarte 56 (com 17 pontos). O segundo lugar foi Wendell Cavalcanti pela capa da Prismarte 55 (com 15 pontos) e o terceiro lugar ficou com Eduardo Schloesser pela capa da Graphic Pada Zé Gatão (Com 14 pontos).
MELHOR DESENHISTA
Não há como negar a importância do desenhista numa história em quadrinhos. Ele é quem transforma em realidade todos os sonhos (ou delírios) dos roteiristas. E o vencedor dessa categoria foi: EDUARDO SCHLOESSER (Com 15 pontos). O segundo lugar ficou empatado com Sandro Marcelo e Wendell Cavalcanti (14 pontos).
MELHOR ROTEIRISTA
Sem roteiro não haveria história. E, mesmo quando o desenhista é roteirista, ele precisa delinear o rumo de sua história através do roteiro, seja ele feito através de layouts ou totalmente escrito. E o vencedor desta categoria foi: MARCELO SCHIMITZ (Com 16 pontos). Em segunda lugar, empatados, ficaram Luciano Oliveira e Marcelo Saravá (Com 14 pontos).
Infelizmente o Marcelo Schimitz não pôde comparecer.
MELHOR HQ
Chegamos então no prêmio que reúne todos os talentos de forma harmoniosa proporcionando ao leitor a satisfação plena de ler uma excelente história em quadrinhos. E o vencedor dessa categoria foi: LEMBRANÇAS AMARGAS, DE DIORGE THOMAS E WENDELL CAVALCANTI, do Rio Grande do Norte (14 pontos). O segundo lugar ficoou empatado com A Incógnita dos Sicários, de Francinildo Sena e Sandro Marcelo e Papy the Duke fugiu da Prisão, de Marcelo Saravá e Mário César (ambas com 13 pontos).
TROFEU PADA DE GRANDE CONTRIBUIÇÃO AOS QUADRINHOS NACIONAIS
Trata-se de um Prêmio especial para uma pessoa que tenha contribuído de forma relevante para os quadrinhos Nacionais. O homenageado desse ano foi um dos responsáveis pelo grande boom dos quadrinhos nacionais no final dos anos 70 e início dos 80. Graças a ele, muita gente passou a conhecer e gostar de quadrinhos nacionais. Sua imaginação só é comparável com o seu talento:WATSON PORTELA.
Após a chegada de Watson Portela, ele escolheu qual das ilustrações enviadas foi a que ele mais gostou. E o sortudo que levou um original exclusivo de Watson e um autógrafo na reprodução do desenho que enviou foi: Lancellot. Watson informou que este foi o desenho que ele mais gostou por que o Asa Branca foi um dos trabalhos que Watson mais gostou e se orgulha de ter feito. Abaixo o desenho vencedor (Já com o Autógrafo) e o desenho original que Watson fez para ele.
Depois das formalidades, todo mundo pôde relaxar e a festa começou. Fiquem agora com algumas fotos do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário