quarta-feira, 19 de julho de 2017

Pele de Urso

Pele de Urso
Sâmara Alves & Thaís França
Série Repertório, 26
Paraíba: Marca de Fantasia, 2017. 61p. Digital. R$5,00.
ISBN 978-85-67732-74-9
Por Henrique Magalhães (sobre relatório das autoras) - Marca de Fantasia

A história em quadrinhos Pele de Urso foi realizada em 2017 por Sâmara Alves e Thaís França como projeto de conclusão do Curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB. A adaptação do conto dos Irmãos Grimm deu-se pelo grande apego das autoras pela história, que explora um tema bastante presente não só pela recorrência das guerras e suas sequelas, como por questionar nosso papel no mundo e as incertezas sobre o nosso futuro.

Pele de Urso é a história de um soldado que com o fim da guerra se encontra sem ofício, pobre e sem apoio do irmão. Desesperado, em troca de dinheiro para o resto da vida, faz uma aposta com o demônio de que deveria usar um casaco verde e uma pele de urso sem se lavar, cortar os cabelos ou aparar as unhas durante sete anos, sendo sua alma dada como garantia, para o caso do não cumprimento da promessa.

Durante esse tempo, ajuda um senhor endividado, que em agradecimento lhe oferece a mão de uma de suas filhas em casamento. Graças a esse propósito, seu interesse amoroso, o personagem consegue passar os sete anos sob as condições impostas pelo diabo e, enfim, se casa com a mulher que ama e fica rico. O antagonista, o demônio, pode ter perdido a aposta, mas acaba ganhando as almas das duas irmãs mais velhas da, agora, esposa do soldado, que se matam por inveja da irmã.


O trabalho de Sâmara e Thaís vai além da tradução do conto, mas arrisca-se na adaptação textual e visual, em que uma refinada elaboração gráfica transcende a obra original. O projeto visou a criação de uma webtoon, tipo de história em quadrinho coreana, para ser veiculada na comunidade virtual Tapastic, que reúne autores e leitores e está se expandindo para outras culturas. A presente obra trata-se de mais uma versão do trabalho das autoras, agora para os padrões de publicação digital da Marca de Fantasia.

    
Páginas da HQ Pele de Urso

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...