domingo, 15 de setembro de 2013

Desfile cívico agita a Zona Norte de Natal

DESFILE CÍVICO DA ZONA NORTE
          O desfile Cívico da Zona norte surgiu em 2002 idealizado pelos Guardas Municipais Alexandre Melo e Graça Melo. O evento  nasceu da  necessidade de resgatar  valores cívicos e culturais, bem como incentivar  as boas ações que são produzidas na zona norte de Natal,  mostrando para a sociedade que é possível com poucos recursos e pouca estrutura se fazer uma interação  entre os diversos segmentos  sociais (educação, saúde, segurança e comunidade...).
           O evento consegue reunir aproximadamente 1.400 pessoas de diferentes faixas etárias, e conta com a participação de escolas públicas e particulares, creches, grupos de escoteiros, bandas marciais, Grupo de idosos, Guarda Municipal, postos de saúdes entre outros, com destaque para as escolas públicas da região que se utilizam do evento para apresentar as atividades trabalhadas no âmbito escolar, tanto as curriculares desenvolvidas durante o ano, que são distribuídas ao longo da avenida em forma de temas, como as atividades esportivas; grupo de dança, grupo de capoeira, de teatro, vôlei, futebol e etc. procurando sempre adaptar as atividades ao tema do desfile, que busca abordar temas voltados para a questão da cidadania, o amadurecimento da democracia, o mal causado pelo uso de drogas, o respeito ao meio ambiente e a paz social.

          De uma forma muito lúdica,  espontânea e criativa os temas abordados são apresentados pelas instituições durante o desfile e atraem dezenas de pessoas que são envolvidas pelo clima de alegria, união  integração e resgate ao  bom e velho sentimento de patriotismo, que é sentido ao som das bandas marciais. O evento acontece todos os anos no mês de   setembro na avenida Itapetinga, no conjunto Santarém zona norte de Natal, uma das principais e mais belas avenidas da cidade. Este ano o desfile aconteceu no dia 13 de setembro a partir das 16h , com o tema PAZ E CIDADANIA PARA TODOS.
       Mais do que uma aula de cidadania, o evento mostra que viver em comunidade  é contar com a colaboração e participação do outro, é  juntar os talentos que existe em cada um e poder assim realizar grandes obras e visualizar a face de Deus o criador,  que sempre se alegra com a simplicidade, com o espírito de equipe e com trabalhos que produz bons frutos, pois são eles que desenvolvem e fortalecem os  bons hábitos e valores que nos direcionam sempre para o caminho do bem. No final a lição que podemos extrair desse evento é  que “ juntos podemos mais  e fazer o bem é um bálsamo para a alma” .





Contato:
Alexandre Melo/ fone : 8865-7191
CGA da Guarda Municipal do Natal/SEMDES

Graça Soares/ fone: 8865-7191
AGT da Guarda Municipal do Natal/SEMDES




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...