sábado, 21 de setembro de 2013

Festival internacional de quadrinhos Comicópolis agita Buenos Aires

comicopolisTecnópolis, o impressionante parque temático voltado à ciência em Buenos Aires, capital da Argentina, recebe a primeira edição do festival internacional de quadrinhos Comicópolis. O evento conta com estandes das principais editoras do país, além da presença de grande número de fanzines e publicações independentes, fazendo um panorama da cena atual das HQs locais.
Comicópolis também celebra a história dos quadrinhos argentinos, por meio de uma mostra que reúne originais e impressos de nomes como Carlos Casalla, Max Cachimba e Marcos Vergara a nomes da atualidade, como David Rubín. Já na iniciativa Maracanazo, com os brasileiros Allan Sieber e Arnaldo Branco travando uma batalha em quadrinhos com os argentinos Ernán Cirianni e Diego Parés.
Além dos destaques dos autores locais, há ainda a presença acervo da Biblioteca Nacional, que contribui com materiais de originais publicados na revista Fierro e outras preciosidades.
O primeiro dia de evento contou com a presença a Quino, o criador de Mafalda, que foi homenageado. Em uma palestra com a participação de Rep, Quino contou um pouco de sua trajetória e assistiu a vídeos com depoimentos de pessoas que contavam como sua personagem faz parte de suas vidas.
Na plateia, Bill Sienkiewicz acompanhou o bate-papo, aguardando a retrospectiva de seu trabalho, que acontecerá no domingo, 22 de setembro.
O festival oferece também oficinas sobre histórias em quadrinhos, que abordam de roteiro a desenho, passando por como apresentar seus trabalhos a editores. No espaço infantil, os palestrantes mostram às crianças como encadear ideias e criar tirinhas
Embora tenha começado um pouco tímido em tamanho, o Comicópolis mostra seriedade em sua proposta e organização, bem como na importância dos nomes que participam do evento. Vale a visita para quem estiver por perto. O festival vai até o dia 29 de setembro e funciona das 12h às 20h. Mais informações no site oficial.
Clique na galeria abaixo para ampliar as fotos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...