sábado, 4 de junho de 2011

RQ em Destaque: Universidade de Quadrinhos (DF) nos descobriu! Que bom!

Por Mauro Bandeiras - 04.06.11








Lançamento Duplo de O Senhor das Histórias e Ciranda Coraci na Livraria HQ MIX

Por Beto Potyguara (com fotos extraídas do Facebook do Will)
No último sábado dia 2, as portas da Livraria HQ MIX (localizada na PraçaRoosevelt, 142, Centro, São Paulo/SP) foram abertas para mais um grande momento da HQ Nacional o lançamento duplo de O Senhor das Histórias e Ciranda Coraci, dos autores Wellington Srbek e Will, ambas publicações do recém criado selo, “Nemo”, da Editora Autêntica e fazem parte da série “Mitos Recriados em Quadrinhos”, uma coleção que esperamos não vire uma lenda e nos presentei com várias outras adaptações de contos e lendas brasileiras.
Wellington Srbek 
 WILL
SPACCA e outras feras marcaram presença no evento.
Confiram mais fotos na galeria do WILL.
Obrigadão ao Mauro pelo acesso e divulgação. Ficamos muito
lisonjeados e esperamos que o intercâmbio entre os noossos 
universos paralelos seja uma constante daqui pra frente.
Um forte abraço!

Beto Potyguara
E teve mais...

Comic Con terá versão amazonense para fãs de quadrinhos

Por D24am

Evento ganha versão local para os fãs dos quadrinhos.
[ i ]Além de exposição de quadrinhos e fanzines, o Comic Con amazonense terá, ainda, feira de venda e troca de livros e quadrinhos.
Manaus Nos dias 9 e 10 de julho, leitores e produtores de histórias em quadrinhos se reúnem na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), na Avenida Darcy Vargas, para o 1º Manaus Comic Con.
O evento conta com a participação de nomes locais e nacionais, como o colecionador Alexandre Callari. Com ingressos antecipados a R$ 10, que dão direito à visita, concursos e minicursos, a equipe organizadora espera o comparecimento de cerca de 5 mil pessoas nos dois dias.


Além de exposição de quadrinhos e fanzines, o Comic Con amazonense terá, ainda, feira de venda e troca de livros e quadrinhos, área para games eletrônicos e jogos de mesa, exibição de animações, filmes e documentários, além de palestras e oficinas para iniciantes e pessoas já iniciadas no assunto.
Segundo um dos organizadores do evento, Evaldo Vasconcelos, o objetivo é ter atrativos para um público eclético.
“Queremos que seja interessante para o leigo, para o produtor e para quem faz estudos nessa área”, explicou. “A proposta é agrupar todos os estilos relacionados aos quadrinhos”, continuou.
A programação do evento será preenchida com uma variedade de atividades em quatro ambientes distintos da EST. Bandas locais farão seus shows na quadra, onde também acontecem concursos de cosplay e de ‘street dance’. O refeitório irá abrigar jogos de mesa, concurso de desenho e um estúdio profissional. Jogos eletrônicos e exposição de quadrinhos estarão disponíveis na área de convivência da universidade.
Já o auditório receberá um público restrito para palestras e oficinas que exigem inscrição prévia, além de exibição de animações, filmes, documentários e até um ‘Mini Festival de Curtas do Batman’. O primeiro exemplar do Super Homem, da década de 40, é uma das 50 raridades em exposição trazidas pelo colecionador Alexandre Callari, também editor do site Pipoca & Nanquim e tradutor de ‘Conan – O Bárbaro’. A coleção foi avaliada em cerca de R$ 15 mil.
Com valor incluso no pagamento do ingresso, as palestras abordam temas que vão desde a história do Clube dos Quadrinheiros de Manaus até a preparação do projeto de um livro e sua apresentação a uma editora.
Depois do Comic Con, especialistas do segmento se preparam para oEncontro Internacional de Quadrinhos, que deve acontecer na capital em novembro, de acordo com Evaldo, mas ainda está em fase de produção e não tem local definido. “Agora queremos gerar debates e aprofundar o assunto para depois”, disse. A intenção é atrair público interessado no assunto proveniente de diversos países.

Casa Sesc oferece programação diversificada

Por A voz - 04.06.11
O evento conta com uma programação muito diversificada

PARATY
Realizada este ano entre os dias 6 e 10 deste mês, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) contará com uma ação especial do Sesc. Uma programação multicultural, que inclui sessões de vídeo, sala de leitura e programação infantil com oficinas de História em Quadrinhos e narração de histórias, será oferecida na Casa Sesc. 
Localizado na Rua do Comércio, no Centro Histórico de Paraty, o espaço sediará, ainda, o lançamento dos livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2010, o lançamento da terceira edição da Revista de literatura Palavra e o vernissage da exposição Tempo de Almanaque.
Maron Emile Abi-Abib, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, acredita que a Casa Sesc reforça o relacionamento da entidade com a literatura. “É uma oportunidade de abordar esse tema por outras linguagens artísticas, como a música, o teatro, a exposição, vídeos, oficinas e narração de histórias, além de reunir nossas publicações, premiações e intervenções artísticas em um só lugar”, explica Maron.
Passarão pela Casa Sesc, ainda, os projetos Palco Giratório e Sonora Brasil, que percorrem o país com apresentações de artes cênicas e música. No Espaço de Literatura, os visitantes poderão conhecer o acervo literário do Sesc e do Senac, produzido em todo o Brasil.
Para quem gosta de filmes, curta-metragens serão exibidos ao longo do dia em cabines individuais e longas-metragens com temática literária serão apresentados três vezes por dia, no mezanino da casa.
Para as crianças, o Sesc preparou narração de histórias com o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias e oficinas de Histórias em Quadrinhos, ministradas por Augusto Figliaggi e Elaine Guarani. Em Paraty, o Sesc contará também com o BiblioSesc, biblioteca volante que servirá como extensão da Casa Sesc.
A participação do Sesc na Flip se dá também na Tenda dos Autores. A mesa 12, Ficção entre Escombros, a ser realizada no dia 9, sábado, às 15 horas, tem o apoio da entidade. Com mediação de Claudiney Ferreira e a presença de Marcelo Ferroni, Edney Silvestre e Teixeira Coelho, a mesa propõe a representação das fraturas sociais através de dramas individuais.
Para mais informações, acessar www.flip.sesc.com.br/flip
Agenda Casa Sesc:


Revista A3 Quadrinhos para download gratuito

Por Zine Brasil - 04.06.11

Revista A3 Quadrinhos editada pelo jornalista Matheus Moura, tem sua primeira edição (divulgada aqui e segunda edição aqui) disponível para download ou leitura on-line gratuita.
O editor conta por e-mail, que em menos de seis meses após o lançamento já havia esgotada a tiragem de 1.000 (um mil) exemplares. A publicação também foi indicada oficialmente ao HQMix 2011, na categoria melhor publicação de grupo.
Matheus Moura ainda diz que resolveu fazer isso visando dar a oportunidade a quem não pôde ler o primeiro arco de histórias da publicação. O download do arquivo em formato PDF, em média resolução (74Mb), pode ser feito aqui - clique com o botão direito e vá em “salvar link como”, para evitar de o arquivo abrir. Mais sobre a publicação aqui.
Em breve ainda será disponibilizado as primeiras edições da Camiño di Rato e da A3 Quadrinhos #2, bem como dos próximos projetos do editor.
Saiba mais sobre as publicações pelos links:

Marca de Fantasia enaltece o trabalho desenvolvido pela RQ


Humor Gráfico e Arte 
Humor Gráfico: algo para ser levado a sério 
Antoni Wroblewski
Natal: República dos Quadrinhos, 2011. 80p.
República dos Quadrinhos, de Natal, tem se notabilizado pela produção e divulgação dos quadrinhos nacionais e por agrupar artistas de todo o país. Além de eventos, como exposições e debates, a RQ vem lançando uma série de publicações eletrônicas, seja com experimentos em quadrinhos, comoOrigami , de Marcos Ronin e Carcará , de Beto Potyguara, seja com textos acadêmicos, contribuindo para a disseminação do conhecimento.
Neste quesito, foi disponibilizado no blog da República dos Quadrinhos (http://rquadrinhos.blogspot.com/ ) o livro eletrônico Humor Gráfico: algo para ser levado a sério , de Antoni Wroblewski. A monografia foi produzida como trabalho de conclusão do Curso de Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas, na Universidade Federal do Paraná, UFPR, cuja edição eletrônica e a capa ficaram sob a responsabilidade de Roberto Lima, ou Beto Potyguara.
O trabalho dedica-se a investigar as origens do termo humor gráfico, procurando ver as aproximações, ou não, do que se entende por Belas Artes. A questão levantada é se seria a produção do humor gráfico uma prática artística ou qualquer outra coisa que não arte.
O livro eletrônico está disponibilizado gratuitamente e pode ser baixado no blog da República dos Quadrinhos, ou diretamente aqui: Humor Gráfico
H. Magalhães (sobre circular de imprensa)

Revistas em quadrinhos desenhadas por brasileiros estão entre melhores do mundo

Por Diário de PE


Divulgação


Amazon, um dos sites de compras mais populares do mundo, 
divulgou listas dos melhores livros de 2011. Uma destas listas é 
da categoria HQ′s.
Em primeiro lugar ficou Mister Wonderful: A Love Story, de 
Daniel Clowes. O mais bacana de tudo é que uma HQ brasileira está 
na lista! Daytripper, produzida pelos irmãos Fábio Moon e 
Gabriel Bá, ficou em sétimo lugar na lista. A HQ conta a história 
de Brás, um cara comum do sul do Brasil, editor de obituário de um jornal 
que, nas horas vagas, gosta de escrever sobre suas alegrias e frustrações.
O quadrinistas Rafel Grampá e o ilustrador Edu Medeiros também 
figuram na lista, com a Strange Tales II.
Veja as outras HQ`s que entraram na lista:
1. Mister Wonderful: A Love Story (Daniel Clowes)
2. The Cardboard Valise (Ben Katchor)
3. iZombie Vol. 1: Dead to the World (Chris Roberson, Mike)
4. Thor - Walter Simonson Omnibus (Walter Simonson)
5. Anya`s Ghost (Vera Brosgol)
6. Strange Tales II (Vários)
7. Daytripper (Fábio Moon e Gabriel Bá)
8. Life with Mr. Dangerous (Paul Hornschemeier)
9. Vietnamerica: A Family`s Journey (GB Tran)
10. Mid-Life (Joe Ollmann)
Por Damy Coelho, da revista Ragga





O corpo é discurso

Por Henrique Magalhães (por e-mail 04.06.11)



Detalhe do jornal eletrônico O Corpo 
O estudo sobre o discurso move uma gama enorme de pesquisadores em programas de Pós-Graduação em todo o país. Numa sociedade que tem no discurso não só um instrumento de comunicação, mas sutis formas de persuasão, grandes filósofos em todo o mundo se dedicam a compreender e interpretar as inúmeras formas de construção de sentido, próprias às manifestações do discurso.
Um dos grupos de estudos que trabalham o tema é o Labedisco/UESB, Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e pelo Grudiocorpo/CNPq – Grupo de Estudos sobre o Discurso e o Corpo. Os estudos visam as materialidades discursivas verbais e não-verbais tomando o corpo nas suas relações de força e posições sócio-históricas.
Para promover as atividades dos grupos, passou a circular em 2011 o jornal eletrônico O Corpo é discurso , atuando em várias frentes de trabalho dos professores e estudantes interessados no tema. A Coordenação geral é de Nilton Milanez, que divide a responsabilidade da edição com Cecília Barros-Cairo. Apostando na importância do projeto, a editora Marca de Fantasia se associa à iniciativa disponibilizando as edições do jornal no sítio, confirmando uma parceria que já contou com a edição de um livro eletrônico, coordenado por Nilton Milanez, Professor do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da UESB.
H. Magalhães
Leia as edições de O Corpo é discurso

Abertura da Exposição dos trabalhos selecionados do 5º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho – Indaiatuba - SP

Por Moacir Torres (por e-mail - 04.06.11)

A participação dos jovens artistas nesta edição do Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho superou as anteriores. Foram mais de 300 participantes e centenas de trabalhos, que vieram de várias partes do país. Chegaram desenhos das seguintes cidades: Alto da Patrulha (RS), Jaraguá (SP), Juiz de Fora (MG), Maringá (PR), Salvador (Bahia), Novo Horizonte (SP), Leopoldina (MG), São Paulo (SP), Campinas (SP), Potengi (RN), Jaboatão dos Guararapes (PE) e a participação de várias escolas de Indaiatuba (SP). No próximo dia 8 de Julho será aberta ao público no Casarão Cultural Pau Preto, em Indaiatuba (SP), a exposição com os 200 trabalhos selecionados pela comissão organizadora. Na ocasião da abertura o Júri formado pelos cartunistas: Eric Vanucci, Júlio Maga e Torres estarão fazendo a seleção dos três premiados, bem como algumas menções. A lista com os nomes dos participantes da exposição e vencedores estará sendo publicada no blog www.turmadogabi.com.br a partir do dia 9 de Julho. A exposição ficará aberta até o dia 7 de Agosto. O concurso Cultural da Turma do Gabi é realizado anualmente pelo Estúdio EMT e conta com o apoio da Fundação Pró- Memória e Prefeitura de Indaiatuba –SP. Maiores informações pelos fones:(19) 3875-8383 ou 3834-6319.
EMT - Divulgação


Artes-Ilustrações-Revistas-Livros - (19) 9722 1921

Arrumando a casa! De novo...

Por Beto Potyguara
Isso é algo que poucos gostam de fazer, mas  é um "mal" necessário e que depois de concluído nos dá um baita prazer! Com as mudanças na NEW República dos Quadrinhos em andamento, o primeiro passo e o mais desagastante é o de reorganizar os nossos "marcadores".  O  Portal RQ não está mais vinculado a Cidade do Natal e passa a assumir um caráter mais regional, divulgando o Nordeste como um todo. Continuaremos a informar e cobrir os eventos potiguares e lógico a divulgar as notícias nacionais e internacionais, mais o pane do dia 13 de maio no Blogger, além de ter tirado do ar as postagens e depois as recolocado, mas todas em uma única data e sem as marcações originais, criou uns germezinhos em nossa MARCAÇÃO CERRRADA, levando a links fantasmas. Para corrigir esse pequeno inconveniente, só extinguindo os marcadores com títulos similares. O trabalho já começou, só não tem dia e hora pra acabar! Os "informes gerais" foram pro beleléu, os mais de 100 "informes RQ" estão se convertendo em "Informes" (apenas) ou redistribuídos para outros nichos. As "Notícias" é que darão o maior trabalho, mas vamos com calma, daqui pra dezembro terminamos sem estresse. As novas postagens com notícias recentes já estão diferenciadas pelos estados nordestinos e pelas opções Brasil Mundo"Divulgando" e "Animação"também substituirão o Divulgação/Animações, respectivamente 9que estão "bichados"). Bem é isso, compartilhando o momento de transformação e tentando facilitar o acesso e a pesquisa de nosso público. Continuem conosco! 
Acreditem, no final vai ser tudo alegria!

Mensagem subliminar em ENROLADOS da politicamente correta "Disney"

Disney Mensagem Subliminar: # 69
Fonte: Damn LOL

Lançamento oficial do FIQ 2011! Identidade visual criada por Maurício de Sousa!

Por FIQ 2011


Assista a um clipe do novo desenho de Thundercats

Por UHQ - 04.06.11


ThundercatsO site Bleeding Cool encontrou um clipe com nove minutos do novo desenho deThundercats.
Thundercats estreará em 29 de julho, noCartoon Network, com um episódio de uma hora de duração.
A nova versão de Thundercats foi produzida pela Warner Bros. Animation e desenvolvida pela empresa japonesa Studio 4ºC (de The Animatrix e Batman - Gotham Nights). O desenho original surgiu em 1983 e foi exibido no Brasil entre 1986 e 1990, pela Rede Globo.
Os Thundercats são formados por Lion-O, Panthro, Cheetara e Tygra, habitantes do Reino de Thundera, na Terceira Terra, e enfrentam o vilão Mumm-Ra.
Assista ao clipe abaixo.

3° Yujô Fest vem aí

A 3ª edição do Yujô Fest ocorrerá no Hotel Praiamar, em Natal, nos dias 09 (sábado) e 10 (domingo) de julho.
Destaque especial para a presença de Tânia Gaidarji , dona das vozes de Bulma (Dragon Ball), Vishnu (Shurato) e Chun-Li (Street Fighter II), e Wellington Lima, dublador de Majin Boo (Dragon Ball Z) e Dohko de Libra (Os Cavaleiros do Zodíaco).
Mas as atrações não param por aí, também haverá a presença ilustre do Dário Filho (D-Cosplay), Moacyr Alves (idealizador do projeto Jogo Justo) e Rodrigo Rossi (cantor das musicas de Dragon Ball Kai e Saint Seiya – The Lost Canvas). Além de campeonatos de games, animekê, apresentações de bandas e concursos de cosplays (um deles valendo um Nintendo 3DS como prêmio!).
E os quadrinistas potiguares também estarão presentes, ministrando palestras e workshops.
Você vai perder essa?
SERVIÇO:
Evento: 3° Yujô Fest
Quando: dias 09 e 10 de Julho de 2011
Preços: R$ 15,00 (Meia entrada – por dia. Na falta de carteirinha de estudante 1kg de alimento pode ser usado para meia entrada – exceto sal)
Ingressos antecipados: de Domingo dia 19/06 à quinta dia 07/07 – R$ 25,00 (2 dias de evento). Senhas limitadas.
LocalPraiamar Natal Hotel, Rua Francisco Gurgel, 33 – Ponta Negra, próximo ao Vilarte. Natal/RN.
Mais informaçõeshttp://www.yujofest.com.br e no Twitter oficial @YujoFest

MULHERES DA DISNEY EM VERSÕES NADA RECATADAS

Por Chamando Superamigos
Dinsey Pin-ups por ~ Amaradella
É incrivél o fascínio que as personagens Disney exercem no imaginário pop. Sempre surge alguma novidade envolvendo as princesas e vilãs usadas pela casa do Mickey Mouse.Na galeria abaixo uma seleção de imagens onde elas aparecem em poses inusitadas ...
whats-minha-vida: Cinderela em Instinto Selvagem

UMBRELLA ACADEMY

FLASHMOBHQ EM NATAL


Foi debaixo de chuva que no dia 03 de julho ocorreu o Flash Mob HQ, em Natal.
A mobilização foi orquestrada pela organização do FIQ – 
Fonte:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...