quarta-feira, 12 de novembro de 2014

De impressos a digitais

 
Por H. Magalhães - Marca de Fantasia
De impressos a digitais A Marca de Fantasia começou a produção de ebooks em 2010 procurando tirar proveito dos recursos de navegação do meio digital e a utilização de cores nas ilustrações, o que deu novo vigor às publicações. Na época pensou-se a leitura dos ebooks na tela do computador, daí a opção pelo formato horizontal. Com a popularização dos tablets, tem-se dado ênfase ao formato vertical, em consonância com o habitual nos livros impressos.

Os tablets proporcionam uma mobilidade extraordinária, mesmo se considerando a portabilidade dos notebooks. A experiência não só de navegação interna dos ebooks da Marca de Fantasia, mas a possibilidade de acesso a outras fontes de informação por intermédio de links, dão aos livros digitais um diferencial que dificilmente os impressos conseguiriam. Contudo, não se trata de opor os impressos aos digitais, ambos têm suas vantagens e características próprias que agradam a uma vasta gama de leitores. Pensamos na complementaridade, no reforço e disseminação de conhecimento que deve contar com todos os tipos de suporte.
Uma política da Marca de Fantasia, em acordo com os autores que o desejem, é disponibilizar versões impressas e digitais de seus livros para atender ao gosto do público. Os impressos são vendidos praticamente a preço de custo, já que contam com a venda direta ao leitor; os digitais são negociados a preços simbólicos, tendo em vista que não têm custo de impressão e envio; alguns são até oferecidos gratuitamente, a pedido do autor. Nosso objetivo sempre foi a circulação das obras produzidas principalmente no meio acadêmico.
Três edições recentes da Marca de Fantasia, que tiveram edição impressa, agora ganham edição digital: "História em Quadrinhos no ensino de Artes Visuais", de Fábio Tavares da Silva; "O cinematográfico, o pós-moderno e o mágico no mundo dos quadrinhos", de Márcio Salerno; e "Watchmen e a Teoria do Caos", de Gian Danton. Ambas as edições são oferecidas no site da editora, sendo esta uma prática que pretendemos intensificar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...