segunda-feira, 16 de março de 2015

A HISTÓRIA DO BRASIL EM QUADRINHOS

Dom João Carioca

Por Rosemar Coenga - Circuito Mato Grosso


abemos que as linguagens alternativas têm sido utilizadas como valiosos  recursos didáticos para a aprendizagem. Entre essas linguagens, as Histórias em Quadrinhos têm ganhado terreno entre os jovens leitores. As HQs têm oferecido diversas possibilidades de uso, apresentando os conteúdos históricos numa linguagem mais aprazível e próxima do universo cognitivo dos jovens.

Através da linguagem dos quadrinhos, o cartunista Spacca e a historiadora Lilia Moritz Schwarcz narram a aventura do casal real que atravessa o oceano e pela primeira vez governa um império a partir de sua colônia americana. O livro D. João Carioca: a corte portuguesa chega ao Brasil (2007) reconta essa história usando a linguagem dos quadrinhos, elaborada com base em extensa pesquisa não só documental e historiográfica como fielmente pautada na iconografia da época. A obra traz ainda uma bibliografia sobre o tema, uma cronologia que ajuda a entender os fatos no calor da hora e inclui uma galeria de esboços preliminares e estudos de personagens, cenários e vestimentas.

Num romance em quadrinhos sobre a guerra do Paraguai, André Toral relata Adeus, amigo brasileiro (2008) a história de quatro personagens que participaram do conflito: dois vaqueiros do interior da Bahia, um jornalista carioca e um paraguaio que estudava em Londres. Acompanhando suas vidas, o autor constrói um grande panorama sobre a época e o contexto da guerra que envolveu entre 1864 e 1870 os países que atualmente fazem parte do Mercosul.  Toral mostra de que maneira a guerra interferiu diretamente na vida das pessoas – na carreira, nos negócios, nas relações familiares, nos casos de amor, nas convicções políticas e ideológicas. Seguindo o fio de um enredo fictício, ele acompanha o cotidiano dos exércitos no "teatro de operações", mostrando o pequeno comércio que se forma no rastro do deslocamento das tropas, as trocas entre os soldados, as pequenas ambições, os preconceitos de lado a lado, a ausência de glamour, os privilégios, as demonstrações de bravura e covardia etc. Essas e muitas outras obras contribuem significativamente para aproximar o jovem da leitura.


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...