terça-feira, 10 de março de 2009

O que é o VARELAULÃO?


O ano de 2008 vem sendo muito venturoso para a Escola Estadual Varela Barca. Conseguiu colocações bastante significativas tanto no vestibular (chegando a figurar entre as 20 melhores escolas públicas do estado na seleção da UFRN*), quanto no ENEN (11º lugar**), ficando a frente de várias escolas tradicionais da nossa capital. Em função disso, desenvolvemos um projeto pioneiro entre as escolas públicas de ensino médio do nosso estado: o VARELAULÃO.

Com aulas regulares aos sábados entre abril e setembro (excetuando-se o recesso junino e o mês de agosto devido ao calendário da escola), dez professores se revezaram e se esforçaram ao máximo para dar aquele estímulo, aquele gás a mais para a nossa rapaziada! Foi produzido com muita seriedade um simulado nos moldes do ENEN (contendo 30 questões objetivas, redação, preenchimento de gabaritos, três horas de duração, normas vigentes em concursos e vesstibulares), visando familiarizar o nosso alunado com a experiência de prestar um exame de seleção, exercitar o seu domínio de tempo, o seu controle emocional, enfim, previní-lo sobre situações que poderiam a vir a acontecer na prática durante as provas do ENEN e do vestibular.

Infelizmente, a baixa frequência e a falta de assiduidade (havia uma rotatividade de alunos a cada encontro), levaram-nos a cancelar essa excelente experiência. Esperamos retomá-la quem sabe em 2009, com um outro formato e com uma maior rigidez nos critérios de seleção daqueles que por ventura demonstrem interesse em participar.

O VARELAULÃO foi fruto de uma iniciativa minha e do professor LUIZMAR e que contou com a valorosa e estimada participação de outros oito professores do quadro da escola, todos do turno matutino. A todos eles os nossos mais sinceros agradecimentos pela dedicação, pela solidariedade, pelo profissionalismo e pela seriedade e comprometimento visíveis ao longo desse projeto. Valeu galera! Vocês são craques de fato!
* Dados da COMPERVE em 2008
** Números do ENEN/MEC

Perfilados na primeira fileira: Paulo Henrique (Matemática), Marcos Roberto (Geografia), Luizmar (Química1), Euzinho: Roberto Flávio (História) e Otávio (Biologia1)
Agachados e em posição constrangedora: Wandell (Matemática - que acabou não participando devido as suas novas atribuições como gestor da Escola Municipal Teresina Paulino), Leonardo (Física), Júlio César (Biologia2), Conceição (Português), Ivanilson (Inglês) e Francisco (Sociologia- que também não participou devido a outros compromissos profissionais assumidos anteriormente, mas que emprestou a sua "beleza plástica"* para compor esse poster em substituição a Patrício (Química2)** que estava ausente no dia da fotografia)
*E teve a gentileza de não nos cobrar pelo seu direito de arena
** Que apesar de não compor a cena acima, participou de forma ativa e responsável das funções que lhe foram atribuídas (Valeu garoto!)

Publicado originalmente no FÁBRICA DE PENSADORES e no VARELOG em  10.10.08

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...