quinta-feira, 12 de março de 2009

CORDELAÇO!

Recentemente tive a grata surpresa e satisfação de descobrir que um dos meus colegas de profissão é um poeta popular e cordelista de mão cheia. Reproduzo agora na íntegra duas das obras do professor RARIOSVALDO da Escola Municipal Fcª de Oliveira, aqui de Natal. Bom deleite:

Me entristece ao ver um professor
Desfazendo da sua profissão

Meus amigos e nobres professores
Semeadores dos frutos do saber
Com certeza eu posso lhes dizer
Nesta arte nós somos doutores
Do ensino nós somos condutores
Preservamos a boa educação
Os príncipios morais do cidadão
Só depende de um bom educador
Me entristece ao ver um professor
Desfazendo da sua profissão.

Há quem fale do nosso doce ofício
Por que não está bem remunerado
Também acho que é pra ser melhorado
No entanto não torna um sacrifício
Nem por isso eu acho mais difícil
Tenho ética e determinação
Tenho amor mesmo nesta situação
Pois quem ensina imita o criador
Me entristece ao ver um professor
Desfazendo da sua profissão.

A criança que cedo vai a escola
Se aprender a lição que o mestre ensina
Se educa e não se pré-destina
E não troca o estudo pela bola
Não aprende nas ruas cheirar cola
Acredita em sua formação
Tem desejo de ser um cidadão
Que aprendeu com o seu educador
Me entristece ao ver um professor
Desfazendo da sua profissão.

Desta forma meu caro companheiro
Neste dia que é meu e que é seu
Parabéns vão para você e eu
Acredito num mundo justiceiro
Quem educa que seja um conselheiro
Pra que haja a paz nesta nação
Deixo aqui minha congratulação
A quem tem o poder de educador
Me entristece ao ver um professor
Desfazendo da sua profissão.


Parabéns pra quem tem a profissão
E o talento de um bom educador

Para quem tem a arte de educar
Tem a chave da casa do saber
E o mestre que ensina com prazer
Na gramática conjuga o verbo amar
Nas lições ele ensina a perdoar
A pedir com licença e, por favor,
A escola é quem forma o doutor
E transforma o menino em cidadão
Parabéns pra quem tem a profissão
E o talento de um bom educador.

Se a escola não for bem equipada
Não dispor de recursos materiais
Ele usa saberes divinais
Muitas vezes faz aula improvisada
Mas se a aula tiver bem planejada
Respaldada nas teses do autor
Que escreve, mas é o professor.
Quem decifra o texto e a lição
Parabéns pra quem tem a profissão
E o talento de um bom educador.

Muitas vezes eu fico entristecido
Quando vejo um colega se expressar
Já cansei, eu não gosto de ensinar.
Não sou visto, nem sou bem percebido.
Na verdade você ta convencido
Que não é nunca foi u professor.
Pode até ter sido um trabalhador
Mas não teve amor a educação
Parabéns pra quem tem a profissão
E o talento de um bom educador.

Tem colega que não se valoriza
E acaba com a arte de educar
Deus me livre, meu filho se formar.
Pra ensinar eu não quero!
Logo avisa Se a escola você antipatiza
Deixe a arte, você não dar valor.
É melhor, porque é mau professor.
Não assume a sua posição
Parabéns pra quem tem a profissão
E o talento de um bom educador.

Matemática, história, geografia.
Português, arte e literatura.
Religião que faz parte da cultura
Onde ensina a f é e a poesia
Jesus Cristo usou pedagogia
Ensinou multidões com muito amor
Se Jesus ensinou foi professor
Sendo filho do pai da criação
Parabéns pra quem tem a profissão
E o talento de um bom educador.

Somos fracos diante da política
O governo massacra a educação
Mas sabemos da nossa posição
Formadores de consciência crítica
Onde a ética moral e analítica
Não se oprime diante desse horror
Tenho orgulho de ser um professor
Mesmo sendo valorizado ou não
Parabéns pra quem tem a profissão
E o talento de um bom educador.

Parabéns pela arte de educar
Parabéns pelo dom que Deus lhe deu
Parabéns por tudo que aprendeu
Parabéns pelo que sabe ensinar
Parabéns você sabe conquistar
Parabéns porque és bom professor
Parabéns você tem força e vigor
Parabéns por fazer educação
Parabéns pra quem tem a profissão
Parabéns para o bom educador.

Publicado originalmente no FÁBRICA DE PENSADORES em  12.10.07

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...