segunda-feira, 6 de maio de 2013

Terceira edição do Ação Leitura traz Daniel Galera; confira a programação


3ª edição do Ação Leitura homenageará Nei Leandro e mantém formato de sucesso comprovado em outras cidades brasileiras
Em outubro de 2011, foi realizada a primeira edição da Ação Leitura por iniciativa da editora Jovens Escribas. A ideia era promover um evento destinado ao incentivo à leitura, tendo como público preferencial os estudantes (mas aberto ao público em geral). O evento trazia uma mensagem simples: “Ler pode ser muito divertido.” No primeiro ano, foram contempladas diversas escolas públicas e particulares, além de algumas instituições de ensino superior, que receberam autores contemporâneos para transmitir aos alunos o prazer na leitura.
Em maio de 2012, desta vez com realização do SESC, ocorreu a segunda edição. O número de escolas foi ampliado, bem como o de parceiros que proporcionaram um maior número de atividades. Além dos bate-papos com os autores, foram realizadas duas oficinas literárias gratuitas e bastante disputadas com os autores mineiros Sérgio Fantini e Ana Elisa Ribeiro. Estiveram presentes durante os 5 dias de evento mais de 2.000 pessoas.

Daniel Galera lançará livro e debaterá conteúdo com alunos (Foto: Divulgação)
Em 2013, o evento vem ainda melhor. Ocorrerá no período 13 a 17 de maio e teve o número de instituições atendidas ampliado em relação a 2012. Autores como Clotilde Tavares, Pablo Capistrano e Daniel Galera irão a escolas e universidades para conversar com estudantes sobre suas trajetórias como leitores e, consequentemente, escritores. Todos levarão consigo a mensagem do evento deste ano, trabalhada nas peças de divulgação: “Mais que aprender, leitura é lazer.”
Método de trabalho
A Ação Leitura traz consigo um método utilizado em outros eventos literários Brasil afora que se mostraram bastante exitosos em longo prazo, como a Jornada Literária de Passo Fundo (RS). As ações promovidas seguem a seguinte sequência: primeiro, são enviados textos dos autores que visitarão cada escola para serem trabalhados em sala de aula pelos professores; segundo, os autores visitam as escolas e conversam com os estudantes; terceiro, livros dos autores são deixados nas bibliotecas das escolas para serem lidos pelos alunos. Esta metodologia foi responsável por fazer da cidade de Passo Fundo a primeira colocada nos índices de leitura do Brasil, elevando consideravelmente o nível educacional do município.
Autores
Este ano, a Ação Leitura terá os seguintes convidados: Clotilde Tavares, Pablo Capistrano, Patrício Jr., Daniel Minchoni, Carlos Fialho, Sinhá, Ruy Rocha, Márcio Benjamin, Carito, Thiago de Góes, Milena Azevedo, Daniel Galera (RS), Ana Elisa Ribeiro (MG), Sérgio Fantini (MG) e Carlos Henrique Schroeder (SC).
Programação

De segunda (13/05) a sexta (17/05) os autores vão falar para estudantes de ensino fundamental, médio e superior. Haverá diversos eventos noturnos e abertos ao público, dando oportunidade para que leitores possam ter um contato mais próximo com os convidados. Parcerias com grupos e produtores culturais da cidade, como Clowns de Shakespeare, o Dosol e a Casa da Ribeira permitem oferecer uma maior variedade de atrações, associando a leitura a atividades lúdicas e divertidas.
Os eventos dentro da AÇÃO LEITURA:
Abertura oficial – segunda-feira – 13/05 – 19h
Bate-papo com Clotilde Tavares e Pablo Capistrano
UnP – Floriano Peixoto – Auditório grande

Menor Slam do Mundo – O maior menor torneio de poetas do mundo, agora em Natal.
Casa da Ribeira – 14/05 – 19h – Acesso gratuito

Clowns Escribas – Leituras dramáticas
Autores e escritores (quase) em cena.
Barracão do Clowns – 15/05 – 19h – Acesso gratuito

Poesia Esporte Clube – A volta, a revolta, a reviravolta.
Casa da Ribeira – 16/05 – 19h – Acesso gratuito

IapoisPoesia Especial.
Parque das Dunas – Bosque dos Namorados – 17/05 – 14h – Acesso gratuito

Lançamento do livro “Barba Ensopada de Sangue” de Daniel Galera.
Livraria Nobel da Salgado Filho – 17/05 – 19h – Acesso gratuito

A programação completa está no site: (www.jovensescribas.com.br/acaoleitura).

Oficinas
Este ano, as oficinas já realizadas pelos autores Sérgio Fantini e Ana Elisa Ribeiro serão reeditadas, mas também estão sendo oferecidas outras 3 alternativas para os interessados.

Oficina de produção de cordel com Clotilde Tavares – 25 vagas – Inscrições gratuitas
Dias 15 e 16 de maio – das 14h às 17h.

Oficina de produção de contos com Daniel Galera – 15 vagas – Inscrições gratuitas
Dias 15 e 16 de maio – das 19h às 21h.

Oficina de criação para quadrinhos com Carlos Henrique Schroeder – 15 vagas – Inscrições gratuitas
Dia 16 de maio – das 14h30 às 17h30 e das 19h às 21h.

Oficina de produção de crônicas com Ana Elisa Ribeiro – 25 vagas – Inscrições gratuitas
Dias 15 e 16 de maio – das 19h às 21h.

Oficina de leitura de contos com Sérgio Fantini – 25 vagas – Inscrições gratuitas
Dias 15 e 16 de maio – das 19h às 21h.

Todas as inscrições deverão ser feitas pelos formulários contidos no site:

Escolas
Serão contempladas nesta edição: Escola SESC, Escola Estadual Castro Alves, Escola Municipal 4º Centenário, Escola Municipal Celestino Pimentel, Escola Municipal Francisco Varela, Escola Municipal Ulisses de Góis, Colégio das Neves, CEI Romualdo Galvão, Contemporâneo, Marista, Escola Doméstica, Henrique Castriciano, IFRN Zona Norte e instituições superiores como UnP e UNI-RN.
Abertura Oficial – Autor homenageado

Simona Talma fará o show de encerramento do Ação Leitura (Foto: Rafael Tavares)
Na abertura oficial do evento, que ocorrerá na UnP da Floriano Peixoto, às 19h da segunda-feira (13/05), haverá um bate-papo com os autores Clotilde Tavares e Pablo Capistrano. Na ocasião, será entregue um prêmio em homenagem ao escritor Nei Leandro de Castro, grande homenageado do evento deste ano. Nei, que estará em Natal devido ao lançamento do seu novo livro, receberá a primeira edição do PRÊMIO PARÁGRAFO, oferecido pelo SESC e pelos Jovens Escribas.
Encerramento Festivo  – Lançamento de Daniel Galera – Show com Simona Talma
Na sexta-feira (17/05) haverá o encerramento festivo. Todos os autores do evento se reunirão para confraternizar na livraria Nobel da Salgado Filho a partir das 19h. Será lançado o livro “Barba ensopada de sangue de Daniel Galera” ao som da cantora Simona Talma.

AÇÃO POTIGUAR DE INCENTIVO À LEITURA:
Realização: SESC e Jovens Escribas.
Patrocínio: Assembleia Legislativa e Cabo Telecom.
Apoios e parceiros: InterTV Cabugi, Restaurantes Camarões, Dosol, Clowns de Shakespeare, Casa da Ribeira, IDE, Garagem Hermética, Ribeira Território Criativo, Curso de Letras da UnP.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...