quarta-feira, 22 de maio de 2013

HQ sobre o conflito da Indochina é lançada na França


A editora Delcourt lançou, no último mês de abril, uma HQ sobre o conflito da Indochina.
La Grande évasion - Diên Biên Phu é um álbum em capa dura, com 64 páginas e escrito por Thierry Gloris e ilustrado por Erwan Le Saëc.
Esse é o quinto volume da série La Grande évasion (da coleção Conquistador), na qual cada HQ é uma história fechada, com assuntos e autores diferentes.
A história se passa em 1954, no momento climático do conflito da Indochina (que inicialmente englobava os países Vietnã - norte e sul -, Laos e Camboja, territórios que integravam o antigo reino do Sião), entre os franceses e o exército rebelde nacionalista e comunista de Ho Chi Mihn, conhecido como Viet Mihn.
O momento crucial do conflito é a batalha de Diên Biên Phu, na qual a Força Expedicionária Francesa foi cercada pelas tropas do general vietnamita, Vo Nguyen Giap, durante dois meses, e derrotada numa batalha sangrenta.
Essa virada histórica resultou na queda do governo francês e no acordo de Genebra, que estipulava a saída das tropas coloniais da Indochina e a divisão do Vietnã entre norte e sul, ao longo do paralelo 17°.
O personagem central dessa história é Rachid, um soldado francês de origem argelina.
La Grande évasion - Diên Biên Phu custa 14,95 euros.
Via UHQ
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...