Todos títulos antigos de editoras que já deixaram o mercado… Tem de Capitão Marvel a Besouro Azul, passando por G.I. Combat e Phantom Lady!
Os estadunidenses que querem se aprofundar nesse mundo não têm um trabalho fácil: precisam visitar lojas específicas ou eventos como a San Diego Comic-Con. Imagina então para nós, brasileiros, que estamos bem longe disso tudo? Bom, ao menos trago aqui uma boa notícia. Trata-se do projeto Digital Comic Museum, que tem como objetivo disponibilizar gratuitamente os tesouros que estão em domínio público. Tudo isso de graça.
O mercado de quadrinhos nos EUA não foi construído apenas por Marvel e DC. Existiram inúmeras editoras, principalmente das Eras de Ouro e de Prata, que construíram aquilo que as histórias em quadrinhos são hoje — e, em vários casos, venderam até mais do que aquelas que hoje são grandes. Por vários motivos (mudanças de costumes, época, censura…) essas editoras fecharam e seus produtos foram para o limbo chamado “domínio público”. Ou seja, não são mais de ninguém.
Atualmente, o ~museu~ conta com quase 15 mil publicações antigas de editoras como a Dell, Ace, Charlton, Fawcett, Quality, Key, Fox, entre outras. Há coisas bem interessantes como edições antigas doCapitão Marvel, Minute Man, Billy The Kid, Besouro Azul, The Flame, Phantom Lady (ou Lady Fantasma),G.I. Combat, Spirit e por aí vai. Também há uma parte para as tiras clássicas de jornal, incluindo séries como Little Nemo, Buster Brown e War on Crime.
Trata-se de um material mega rico para pesquisadores, fãs e curiosos. Se você quiser começar a ler, é simples: basta clickar aqui para visitar o site, criar uma conta, esperar ser aprovado e pronto, é tudo seu. Como tudo fica no formato CBR, você pode até ler no seu tablet depois, se quiser.
No caso de você ter algo raro e em domínio público por aí, também pode scanear e compartilhar por lá. Sensacional.
Via Judão
Via Judão
Nenhum comentário:
Postar um comentário