sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A linguagem dos quadrinhos: definições, elementos e gêneros

Por H. Magalhães - Marca de Fantasia
A linguagem dos quadrinhos:definições, elementos e gêneros
Alberto Ricardo Pessoa.Série Quiosque, 36.
João Pessoa: Marca de Fantasia: 2014. 80p. 13x18cm. R$20,00.
ISBN 978-85-67732-17-6
Alberto Pessoa é um quadrinista que ocupa um espaço particular com sua obra no cenário nacional. Ainda são poucas suas inserções no meio, mas sempre o faz com personalidade. Entre um ou outro fanzine nacional e internacional onde publica suas HQ, lançou em 2013 pela Marca de Fantasia o álbum “Medo!”, em que homenageia a obra de Flavio Colin.

Alberto é professor Doutor no Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba, onde ensina Editoração, Infografia e Imagem Digital. Dedica-se ainda a estudar a linguagem dos quadrinhos, atuando como professor do Mestrado em Comunicação.
A primeira obra teórica de Alberto, como ele mesmo apresenta, “dedica-se ao estudo crítico acerca da linguagem das histórias em quadrinhos, com ênfase em definições, elementos e suas aplicações nos diversos gêneros que compõem esse meio de comunicação”. O livro propõe a introdução ao estudo dos recursos de construção das histórias em quadrinhos, dos seus elementos, fala de seus autores, do seu contexto social e apresenta os gêneros para que os autores possam se expressar com múltiplas possibilidades dentro do contexto da linguagem das histórias em quadrinhos.
O objetivo de Alberto é oferecer subsídios para o estudo dos quadrinhos em seus variados gêneros, com o fito de desenvolver as competências de criação, de comunicação e de escrita dos elementos verbais e não verbais. Com a simpatia e generosidade de sempre, Alberto pretende que essa metodologia de estudo traga ao autor o prazer de criar e produzir essa mídia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...