quinta-feira, 22 de outubro de 2015

1ª Feira do Livro Infantil e Quadrinhos do Piauí vai homenagear Assis Brasil

A Feira do Livro Infantil e Quadrinhos do Piauí (fliQpi) começa nesta quinta-feira (22). Em sua primeira edição, o evento, que vai homenagear o escritor piauiense Assis Brasil, acontece no Complexo Cultural Clube dos Diários, Theatro 4 de Setembro, Biblioteca Cromwell de Carvalho (Biblioteca do Fripisa) e Auditório Mestre Expedito, no Centro artesanal Mestre Dezinho.
Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com
O escritor Assis Brasil é o homenageado da 1ª Feira do Livro Infantil e Quadrinhos do Piauí.
Além de Assis Brasil, que será homenageado por sua vasta obra infanto-juvenil, o desenhista e quadrinhista, Arnaldo Albuquerque, também será celebrado pelo evento, pelo pioneirismo na arte dos quadrinhos no Piauí.  
O objetivo do evento é buscar contribuir para a formação de leitores e incentivar o hábito da leitura. A fliQpi terá ainda espaço para lançamentos de livros e apresentações musicais. Mais de vinte títulos infantojuvenis serão lançados durante a programação.

O evento conta ainda com um colóquio com palestras, mesas redondas e workshops, que reunirá onze escritores e pesquisadores. Dentre eles, Márcia Tiburi, com a palestra "Filosofia brincante - literatura e filosofia".
A Feira, as atrações culturais e as oficinas são franqueadas ao público e possibilitará uma ampla participação do público em geral.
A iniciativa busca contribuir para a formação de leitores e como incentivo ao hábito da leitura. Além da valorização da leitura e da literatura, objetiva-se, também, desenvolver outras linguagens artísticas transversais que potencializam a dimensão simbólica e cultural da criança. Pois a arte em geral exerce um poder transformador que, além da possibilidade de formação artístico-cultural, forma seres humanos mais sensíveis e melhores.  
Contaremos com a participação do Grupo de Teatro Raízes; Grupo Corpo de Teatro Independente; Companhia Calunga de Teatro de Bonecos (Chagas Vale) e Lívio bonecos. No espaço “contagiado” a fliQpi receberá o Grupo Cafundó de contação de histórias (Márcia Evelin e Ana Miranda); Balaio de História - histórias étnicas (Carla Sena);  Talita Do Monte e Marilene Sousa (FCMC). 
A fliqpi terá o espaço literato cantabile para lançamentos de livros e apresentações musicais (entre outros, Chagas Vale, Wanya Sales mais dois, Daniela Aragão, e para encerramento, a banda Radiofônicos). Mais de vinte títulos infantojuvenis serão lançados neste espaço, durante a Feira. Para ampliar o acervo literário para essa faixa etária, a AVANT GARDE EDIÇÕES lançará três livros: “A fala da cor da dança do beija-flor”, de Assis Brasil, adaptado para quadrinho por Marleide Lins, com arte de Caio Oliveira e Bernardo Aurélio; Lendas piauienses: “Cabeça de cuia” e a “Porca do dente de ouro”, adaptação e arte de Danilo Almeida, e “A galinha desamorosa”, de Marleide Lins e Avelar Amorim. A editora Nova Aliança lançará, também, uma dezena de títulos infantojuvenis; a editora Pallas, que edita livros destinados às crianças e adolescentes sobre cultura afro-brasileira, lançará, entre outros, o livro “Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta”, de Sônia Rosa, ilustrado por Luciana Justiniani.
Para o público adulto e/ou profissionais da área da educação e da cultura será realizado um colóquio com palestras, mesas redondas e workshops.  O evento reunirá, aproximadamente, 11 escritores e pesquisadores consagrados no Brasil e no Piauí: Márcia Tiburi, com a palestra “Filosofia brincante – litertura e filosofia”; João Luis, Ceccantini, “A hora e a vez da literatura juvenil”; Sônia Rosa, “Africanidade e literatura infantojuvenil”; Daniela Aragão, “Melchior o mais melhor – um diálogo entre literatura e artes plásticas”; Diógenes Buenos Aires, “A literatura para crianças e jovens: entre textos e imagens”; Adriano Lobão, “Quadrinhos: texto e pré-texto na sala de aula”; “Literatura infantil e educação”; Aci Campelo, Teatro e educação; Nelson Nery Costa, “Breve história do quadrinho”. Daniel HDR, quadrinista do Rio Grande do Sul, de expressão internacional, participará de uma “Mesa redonda” com Ana Kelma Gallas e Bernardo Aurélio Oliveira, sobre “Quadrinhos: linguagem visual e literária”.  
Todas as atividades enfocarão a temática da leitura, literatura e quadrinhos, na faixa etária infantojuvenil, reforçando a importância de, na infância, se ouvir e ler histórias, como também, esboçando estratégias para o desenvolvimento do hábito da leitura.  A Feira, as atrações culturais e as oficinas são franqueadas ao público e possibilitará uma ampla participação de todos, além das escolas públicas e particulares de Teresina e das cidades circunvizinhas.

Da Redação CIDADE VERDE
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...