terça-feira, 18 de abril de 2017

Inclusão e Acessibilidade são tema de HQ lançada pela FG


Projeto faz parte do Núcleo de Acessibilidade da Faculdade dos Guararapes

Por Daniela Sousa -  A MEDIUM CORPORATION
Inclusão e acessibilidade têm sido temas bastante recorrentes nas discussões atuais sobre como tornar o contexto social integrador de todas as camadas populacionais, na tentativa de firmar a ideia de que, apesar das diferenças, somos cidadãos iguais.
Pensando que a discussão sobre tal tema deve ser rotina, principalmente em uma instituição de Ensino Superior, o Núcleo de Acessibilidade da Faculdade dos Guararapes (NAG/Nape), juntamente com professores e alunos, desenvolveu o projeto Incluindo FG, uma revista em história em quadrinhos que ilustra as inúmeras realidades vividas por pessoas com limitações físicas. O projeto aborda situações como a construção de estereótipos para deficientes e também o apoio encontrado em amigos e representantes da instituição.
“O projeto teve início em uma das reuniões do GIP-HQ (grupo de pesquisa sobre Quadrinhos que organizamos aqui na FG e que abrange pesquisadores e estudantes de outras instituições), após a sugestão do professor Thiago Modenesi para criação de uma revista de História em Quadrinhos como produção científica. A partir de então, Andréa Coelho, coordenadora do NAG/Nape, também passou a sugerir temas como Acessibilidade e Inclusão Social”, contou Elvis Aleluia, um dos alunos voluntários responsáveis pelo Projeto.
A primeira versão da revista a princípio foi impressa como fanzine e, somente depois, publicada com qualidade editorial pela FG e distribuída gratuitamente,” completa Elvis.
O coordenador do GIP-HQ, o professor Thiago Modenesi, explica que o projeto começou pequeno, mas recebeu o apoio necessário para se tornar uma referência no assunto entre as instituições de Ensino Superior:
“Vale lembrar que foram distribuídas cópias do volume durante o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) de Belo Horizonte, em 2015. Mas tivemos uma evolução e a obra virou uma belíssima publicação em alta qualidade de conteúdo e impressão — que contou com a valorosa contribuição da professora Valéria Bari da UFSE — e foi publicada pela Faculdade dos Guararapes.”

Já foi lançado o segundo volume da revista, com enfoque na Legislação e projetos que contribuam com a inclusão social. Dessa vez os alunos tiveram o apoio de Regina Célia, Coordenadora do curso de Defensores e Defensoras dos Direitos da Cidadania, um projeto do Instituto Maria da Penha em parceria com a FG e o Consulado Geral dos EUA no Recife.
Você pode conferir a primeira e a segunda edição do projeto de Acessibilidade e Inclusão:
Incluindo FG , a Legislação a favor da Inclusão — Volume 2 
Recentemente, a FG, realizou o I Acessibilidade em Foco, um evento com palestras, oficinas e diversas atividades direcionadas aos alunos e professores para debater, apoiar e colocar em pauta políticas e ações de inclusão no Ensino Superior. Confira as fotos aqui!



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...