quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Grandes editoras de HQs sofrem para se adaptar ao mundo digital

Por NE10


Marvel e DC lançam edições digitais ao mesmo tempo que as de papel, mas iniciativa ainda é tímida

Demorou para a indústria de quadrinhos norte-americana dar o devido revide à pirataria de suas HQs, os famigerados scans. A Marvel anunciou durante a San Diego Comic Con, maior evento de cultura pop do mundo que irá disponibilizar suas edições digitais ao mesmo tempo das versões físicas de papel. A notícia veio quase um mês depois da outra gigante dos quadrinhos, a DC Comics anunciar o mesmo. 

As primeiras revistas da Marvel, casa de Homem-Aranha e X-Men a serem distribuídas simultaneamente serão Amazinh Spider-Man #666, e os títulos do evento Spider-Island. Estarão disponíveis na loja online da editora em agosto. Em novembro as revistas dos X-Men começarão a serem disponibilizadas. A ideia é que gradualmente novos títulos sejam inseridos. 

Mas, a medida ainda é tímida comparada ao número de scans ilegais que aparecem na rede todos os meses. Apesar da briga contra esse fãs, ficou claro que a indústria tem sua parcela de culpa nisso tudo. O caso no Brasil ainda é mais alarmante. Como as histórias demoram cerca de seis meses a um ano para ganharem tradução em títulos nacionais, muitos leitores já se acostumaram a acompanhar suas sagas preferidas via download ilegal. 
Por enquanto, a Marvel enxerga os downloads apenas uma forma de promover os gibis tradicionais, e não como mais um formato que pode ser altamente rentável.

Não há uma pesquisa criteriosa para saber se os leitores que baixam quadrinhos pela internet compram essas mesmas revistas num ímpeto de colecionador, que, digo com propriedade, é incontrolável. Nos EUA, onde a venda de quadrinhos vem caindo a cada ano, chegar ao mundo digital era questão primordial. Por enquanto, parece que a Marvel enxerga os downloads oficiais apenas uma forma de promover os gibis tradicionais, e não como mais um formato que pode ser altamente rentável. 

A DC Comics, lar do Superman e Batman anunciou que irá fazer o mesmo, distribuindo simultaneamente revistas online e de papel. A editora promete para setembro uma re-lançamento de seus 52 títulos, em mais um reinício de sua cronologia que recebe muitas críticas e desaprovação dos fãs antes mesmo de começar. Mas, a proposta frente à Marvel parece bem mais ousada. Zerando revistas e vendendo títulos online mais baratos, as novas histórias têm tudo para alcançar o sucesso esperado.

Demorou para as grandes editoras curarem a miopia com os scans e verem uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...