terça-feira, 30 de agosto de 2011

O "Potiguar Notícias" nós divulgou mais uma vez!


11/07/2011 13h55min

Flash mob de quadrinhos

No último dia 3 de julho, o Festival In­ternacional de Quadrinhos (FIQ) abriu o calendário de atividades de sua 7ª edição, promovendo o primeiro Flash Mob de quadrinhos em Belo Horizonte, evento de caráter internacional. O encontro foi marcado para as 10 horas, no Coreto do Parque Municipal. Em Natal, a reunião foi realizada na Praça do Cam­pus da UFRN, sob a organização de Mi­lena Azevedo, da Garagem Hermética Quadrinhos (GHQ), República dosQua­drinhos e Yujô Fest. Quem participou, levou um gibi, escolheu uma boa sombra ou o agradável sol de inverno e acomodou-se para um aprazível dia de ler quadrinhos no Parque. As fotos mais bacanas do evento, tiradas pelos participantes na UFRN, estão disponíveis no site oficial do FIQ. Na ocasião, o Festival lançou a logomarca da edição 2011, desenhada por Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica e artista homenageado deste ano.
Existem diversos Flashmobs pelo mun­do, mas ainda não havia sido pensado um que envolvesse quadrinhos. Por isso, os organizadores convocaram vários fãs para um encontro no parque em que eles puderam ler seus quadrinhos favoritos, fazer amizades e trocar sua HQ no parque em um “mercado de pulgas” espontâneo.
Em inglês, Flash Mob é a abreviação de “flash mobilization”, que quer dizer mobilização rápida, relâmpago. O objetivo é reunir pessoas, de forma instantânea, em um local público, para realizar uma ação previamente organizada.

É importante ressaltar que a mobilização não se limitou à capital dos mineiros. Por meio de ações nas redes sociais, através do site (http://fiqbh.com.br), facebook (http://www.facebook.com/festivalinternacionaldequadrinhos) e twitter (@fiq_bh) oficiais do FIQ, internautas articularam flash mobs em todo o Brasil e até em outros países. Tudo acontecendo exatamente no mesmo dia e horário de BH, com exceção de Paris e Califórnia, que ocorreu às 10h local.
Durante todo o mês de julho, dando seqüência às atividades de seu calendário de abertura, o FIQ realizará uma série de oficinas nas Bibliotecas e Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte, tendo como convidados os quadrinistas Vitor Cafaggi e Chantal Herskovic.
A cooperativa República dos Quadrinhos já reservou um estande no FIQ para os artistas do RN.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...