sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Arte do design com jornais de ontem

Por Paper Blog
Que os jornais impressos estão em via de extinção, é uma verdade – ou não?!... Melhor talvez... uma meia verdade... Fato é que alunos de uma faculdade de Moda e Design alemã desenvolveram objetos de uso cotidiano com os “jornais de ontem”. Amontoados de jornais velhos transformados pela arte do design.

Usando cópias antigas do Süddeutsche Zeitung, que, à primeira vista, pareciam uma pilha de papeis velhos, 10 alunos criaram produtos utilizáveis e, o melhor, ecologicamente corretos. Alguns nem tão utilizáveis assim, mas vamos concordar de muita criatividade.
Que tal um sofá, com direito a almofadas macias (?!), tudo feito com os tais jornais, inclusive o enchimento das almofadas. Arte é isto. Design é arte. Mesmo que muitos não concordem com esta afirmação e a discussão seja tão antiga quanto à criação do próprio design.
Arte do design com jornais de ontemO momento não acolhe bem a polêmica – design é arte ou não (?), mas fica uma construção de Frederick van Amstel, no artigo “Design é arte? Mais sobre a velha discussão.”, post do Webinsider:  “[...] tudo pode ser design e tudo pode ser arte, depende do contexto. E uma coisa permeia a outra: artistas usam garrafas de Coca–Cola em obras de arte e designers usam grafismos em interfaces.”

A estudante Olga Becker Kuschelhöhle, projetou o "Ninho de vespas". Convenhamos, sua construção, ao primeiro olhar, não é lá muito saudável! Mas que ficou bastante interessante e que as crianças adorariam, não há dúvidas!
Arte do design com jornais de ontem

Os jornais transformados em vaso de flores e tapete, dispensam comentários. Embora não dê para garantir a durabilidade e asseio das peças. Já a pasta sanfonada e o banco, que serviria bem como mesa de centro, parecem realmente resistentes.
Arte do design com jornais de ontemArte do design com jornais de ontemArte do design com jornais de ontemArte do design com jornais de ontemO estudo prestigiou também o material jornal como meio. Algumas páginas sob blocos de cera derretida, preservam informações.
Arte do design com jornais de ontemPara fechar com chave de ouro, uma escultura feita com os “jornais de ontem” – arte pura!!!
Arte do design com jornais de ontemVeja também este sofá feito totalmente de jornais. Infelizmente não consegui localizar o artista e os detalhes do projeto, lembro-me apenas que são usadas três barras de metal, mas não poderia perder esta oportunidade de registrá-lo por aqui.
Arte do design com jornais de ontem


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...