quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Faleceu Jean-Paul Mougin, editor da revista A Suivre

Por UHQ
Jean-Paul Mougin

O escritor e jornalista Jean-Paul Mougin faleceu em Bruxelas, na Bélgica, no dia 13 de setembro, aos 70 anos. A informação foi divulgada pela editora Casterman.
Ele foi um dos grandes editores do mercado franco-belga e descobridor de artistas talentosos. Mougin publicou autores como Pratt, Schuiten, Peeters, Comès, Manara, Sokal, Geluck, Ted Benoit, Loustal e Desberg.
Em 1970, quando Mougin era editor da revista Pif Gadget, introduziu as aventuras de Corto Maltese, personagem de Hugo Pratt, na França.
Junto com Didier Platteau, Mougin cria a revista A Suivre, lançada pela Casterman em 1978, e que publicava histórias de Hugo Pratt, Didier Comès, Claude Auclair e Jacques Tardi.
A Suivre teve 239 edições publicadas e foi uma das mais importantes revistas de quadrinhos do mercado francófono. As histórias eram publicadas em preto e branco, numa época em que todas as HQs eram coloridas, e isso se tornou um modismo na Europa, durante alguns anos. O design original da revista foi criado por Étienne Robial.
O título foi cancelado em 1997, pouco antes dos problemas financeiros da Casterman, que resultaram na compra da casa editorial pela Flammarion, empresa que posteriormente foi absorvida pelo conglomerado italiano RCS MediaGroup (e que anteriormente era conhecido como Grupo Rizzoli-Corriere della Sera).
Além de Jean-Paul Mougin, também faleceram recentemente os desenhistas Gilles Chaillet e Daniel Hulet.
A SuivreA SuivreA SuivreA SuivreA SuivreA SuivreA SuivreA SuivreA SuivreA SuivreA SuivreA Suivre

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...