terça-feira, 20 de setembro de 2011

Você tem que...manter a cultura independente na palma da mão

Por Moacir Torres
Chega neste mês o Kapta, o primeiro fanzine brasileiro feito para iPad. Apesar de ser gratuito na loja da Apple, nem pense naquele exemplar caseiro, cheio de imagens em preto e branco. Criado em São Paulo por 5 amigos recém-formados em design, o projeto independente é de deixar qualquer artista com inveja. “Fanzine vem de ‘fanatic magazine’, uma publicação feita por fãs de algum tema. No nosso caso, somos fãs do design, mas não só do assunto, somos fãs em fazer design”, explica Bruno Pugens, um dos idealizadores. 

Mas um fanzine não vive só de paixão, também precisa de independência e ajuda. Por isso, a galera próxima que é boa com uma caneta escreve sobre os assuntos que conhece, e os garotos do Studio Baleia finalizam com a parte visual. Até a programação do aplicativo saiu de graça, após uma empresa se oferecer para bancar a ideia. Ao todo, são mais de 30 colaboradores. 

O Kapta tem galeria de jovens artistas, reportagens e entrevistas sobre cultura e esportes, além de HQs e resenhas. “O bom é que não temos restrição de páginas, conteúdo e nem de tamanho – tudo isto foi abaixo”, afirma Pugens, sobre as vantagens do fanzine digital.Fonte e texto: http://revistagalileu.globo.com.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...