segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

COMO FOI: A Feira de Quadrinhos do Mercado de Petropolis?

Tem HQ no Mercado

DSC08237
Há seis anos a produção de histórias em quadrinhos no Rio Grande do Norte está em ebulição. E o melhor, unindo quantidade à qualidade.
O retorno da clássica revista Maturi, em 2008, e o projeto 1ª Edição, realizado entre 2010 e 2011 pela Fundação José Augusto, atuaram como vetores para muitos artistas voltarem a produzir, bem como despertou em alguns leitores a vontade de começar a criar suas próprias histórias em quadrinhos.

E a realização da FLiQ – Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, a partir de 2011,  veio para começar a quebrar a barreira do preconceito e da desinformação local, ao dar espaço para os quadrinistas potiguares mostrarem por que vem ganhando reconhecimento nacional e internacional, concorrendo e até sendo premiados nas duas maiores premiações nacionais da área, o Troféu Angelo Agostini e o Troféu HQ Mix, como a revista Maturi #2 (GRUPEHQ) e o Visualizando Citações (Milena Azevedo e diversos artistas).
Eventos de quadrinhos e cultura pop estão cada vez mais presentes em diversas cidades brasileiras, pois além de o artista local expor seus trabalhos, há a oportunidade da troca de informações com outros artistas. Sendo assim, os quadrinistas potiguares estão participando de diversos eventos no país, entre eles: FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo HorizonteRio ComiconQuanta Con (SP)Multiverso ComicCON (RS)HQPB e  Top! Top! – Convenção paraibana de quadrinhos. E em cada uma dessas cidades, os pequenos eventos complementam os de grande porte; por isso, aqui em Natal, além da FLiQ, é necessário continuar se produzindo eventos menores e regulares para a apresentação dos novos talentos à comunidade.
Em 2014, a Feira e Mostra de Quadrinhos do Mercado de Petrópolis chega com a intenção de ser um evento mensal, acontecendo sempre das 10 da manhã às 05 da tarde, promovendo encontros, reflexões, exposições e venda direta dos trabalhos dos nossos quadrinistas, agregando também o pessoal do audiovisual, das artes plásticas e da literatura, que também vem relevando jovens promissores.
Ao sediar a Feira e Mostra de Quadrinhos, o Mercado de Petrópolis ganha mais uma atração para sua programação cultural, retomando a revitalização do espaço.
As atividades desse ano foram abertas no dia 15 de fevereiro, com o encontro de colecionadores, aficionados e produtores de histórias em quadrinhos e fanzines. Estiveram presentes: Milena Azevedo (Visualizando Citações/O Guarda-vidas), Brum(BRUMMMMM!!! – não quero sou nerd/O Guarda-vidas), Beto Potyguara (Carcará – cabra pió não há, Os notáveis), Emanoel Amaral (Maturi e Lampião em Mossoró), Gilvan Lira (Maturi), Wagner Michael (Depois de Tudo e Depois de Tudo 2), Miguel Rude (Terra de Ninguém/Máquina Zero), Marcos Guerra (O Evangelho Segundo o Sangue/Condenável), Leander Moura (O Evangelho Segundo o Sangue), Renato Medeiros (Visualizando Citações), Mário Rasec (Os Blacks), além do pessoal da editora Tribo – AnaLu Medeiros (Ana e o Sapo), Regina Azevedo e Luiza de Souza (Carne viva o amor estanca) e Themis Lima(publisher), e dos jovens autores Jair Farias (Virando cachorro a grito) e Gustavo Diógenes de Oliveira (Acáci – Mundo 17).
O jornalista e arte-educador Rômulo Estanrley (vulgo Macaíba Man) apareceu de surpresa com suas incríveis revistas tiradas do fundo do baú e, junto com Emanoel Amaral, fez a festa de quem estava procurando por raridades (Brum não deixou escapar a edição n°1 da revista do Cebolinha, por exemplo).
O ambiente ficou mais aconchegante quando o pessoal da editora Tribo trouxe um tapete com almofadas (no formato de uma rã e de um sapo, para ser mais precisa, pois eram de quem?, de AnaLu, claro!), e o pessoal da Zoom/Mercado da Foto instalou um poderoso equipamento de som.
Apesar do vazamento de gás em dois dos três ares-condicionados (o que foi parcialmente resolvido com o potente ventilador emprestado por Vera, do sebo Cata Livros), o calor humano foi intenso e muitos rostos novos apareceram para prestigiar o evento e comprar e trocar quadrinhos.
Destaco aqui a presença do pessoal do Jornal de Hoje, que cobriu o evento in loco, da TV Assembleia, que fez uma matéria massa comigo (Milena) e com AnaLu, e os demais veículos que deram uma nota sobre o evento: Universo HQ, Solto na Cidade e Novo Jornal (coluna do Marcos Sá de Paula).
Seguem abaixo as datas das próximas edições:
Março – dia 08
Abril – dia 12
Maio – dia 10
Junho – interrompido devido à Copa do Mundo
Julho – dia 12
Agosto – dia 16
Setembro – dia 13
Outubro – dia 11
Novembro – dia 08
Dezembro – dia 13
GALERIA
DSC08235
DSC08233
DSC08238
DSC08239
DSC08242
DSC08236
DSC08246
DSC08232
DSC08240
DSC08245

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...