sábado, 22 de fevereiro de 2014

Final de semana tem teatro e festival de cinema gratuito em Cuiabá



Exposição Alair Fogaça (Foto: Assessoria)Exposição Alair Fogaça pode ser visitada gratuitamente.
(Foto: Assessoria)
Exposições e um festival de cinema fazem parte da programação cultural deste final de semana, em Cuiabá. O G1 preparou uma lista com datas, horários, locais, sinopse, valores e faixa etária das apresentações. Confira:
'No barro tem pimenta, canela e chapéu de palha'
A exposição 'No barro tem pimenta, canela e chapéu de palha', da artista plástica mato-grossense Alair Fogaça, pode ser visitada na Galeria Fogaça em Cuiabá. Ao todo são 25 peças feitas de bonecos de argila que foram pintadas com tinta acrílica e representam figuras e personalidades mato-grossenses. A entrada é gratuita.
De acordo com a organização, a exposição segue até a próxima sexta-feira (28). A coleção retrata características de alguns personagens que viveram em Mato Grosso, como por exemplo, pessoas do cotidiano e personalidades conhecidas, além de ícones regionais como viola de cocho, siriri, cururu, lambadão e rasqueado.
Entre as caricaturas estão o pintor Victor Hugo, comadre Pitú, músico Alcides Ribeiro dos Santos, dona Domingas Leonor, além de outros artistas e personalidades da arte, cultura e música mato-grossense e cuiabana. O cotidiano de pescadores ribeirinhos, cozinheiras e culinária também são minuciosamente retratadas.
A Galeria Fogaça fica na Rua Orivaldo Souza, número 1.100, bairro Ribeirão do Lipa. Outras informações podem ser adquiridas no telefone (65) 3025-2126.
 'O Castelo', ficção de Rodrigo Grota, foi produzido em 2013. (Foto: Divulgação/Cinemato)
'O Castelo', ficção de Rodrigo Grota, foi produzido em 2013. (Foto: Divulgação/Cinemato)
Festival de Cinema
A 19° edição do 'Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá', também pode ser conferido neste final de semana, no anfiteatro da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL). O evento começou na quinta-feira (20) e seguirá na capital até a próxima quarta-feira (26). Após dois anos suspenso, a programação voltará com mostras competitivas de curtas e longas metragens que foram produzidas em vários estados brasileiros. A entrada é gratuita.
Entre as peças mato-grossenses serão exibidos os filmes 'Paraizoo', de Amaury Tangará', e 'A Volta dos Que já Foram', de Julia Reichert. Segundo a organização, serão realizados também seminários, workshopes, exposições fotográficas, mesas redondas, lançamento de livros e oficinas. A programação completa pode ser conferida no site do evento.
Uma curiosidade que o festival propõe é a realização de uma sessão para reeducandos do Centro Socioeducativo de Cuiabá, também conhecido como Complexo do Pomeri, outra sessão para moradores da Casa da Mãe Joana e, por fim, uma sessão para os garis que trabalham na capital. O projeto 'A Escola Vai ao Cinema' também será integrado ao evento.
Ao todo, seis unidades escolares devem ser levadas ao anfiteatro para uma sessão especial.
Será realizado também, o seminário 'Desafios para o desenvolvimento do audiovisual', no auditório Deputado Milton Figueiredo, localizado na Assembléia Legislativa De Mato Grosso.
Sábado (22)
Abertura da MCCM, 17h30.
MCCM – Denilson B.Boy, documentário, de Diego Pessoas, produzido em 2014/MT, 13min e 1seg.
MCC – Lição de Esqui, ficção, de Leonardo Mourateus, produzido em 2013/CE, 23min.
MCC – 3,60, ficção, de Severino Neto, produzido em 2012/MT, 14min e 05seg.
MCC – O Ser Tão Cinzento, documentário, de Henrique Dantas, produzido em 2013/BA, 25min.
MCLM – De Menor, ficção, de Caru de Souza, produzido em 2013/SP, 90min.

Domingo (23)
Abertura da MCCM, 17h30.
Cinema de pauta, às 18h.
MCCM – VI Museu Indígena de Pré-História Casa Dom Aquino, documentário, de Thiago Foresti, produzido em 2013/MT, 8min e 26seg.
MCC – Espátula e Bisturi, ficção, de Linda Beatriz Rocha, produzido em 2013/PA, 7min e 30seg.
MCC – Meditacion, ficção, de Matteo Bianchi, produzido em 2013/MT/ITA, 18min.
MCC – Le Mur, ficção, de Severino Neto, produzido em 2014/MT, 4min e 6seg.
MCLM – O Menino e o Mundo, animação, de Alê Abreu, produzido em 2013/SP, 80min.
MCLM – Fla x Flu 40 Minutos Antes do Nada, documentário, de Renato Terra, produzido em 2012/SP, 85min.
Muxirum Cultural
A cultura mato-grossense poderá ser conferida neste final de semana na mostra 'Muxirum Cultural', na Praça de Alimentação do Pantanal shopping. De acordo com a assessoria, a exposição faz parte de um projeto e ficará aberta ao público até o domingo (23). A ação tem  objetivo valorizar o artesanato e a cultura regional. A entrada é gratuita.
Os artesãos locais deverão expor e comercializar produtos como arte em acrílico, tecidos, madeira, biscuit, cerâmica, viola de cocho, violinhas, mandalas da fé, telhas regionais e religiosas. Além disso, entram no pacote luminárias em cano PVC, bonecas de pano, jogos inteligentes, sementes e doces da região.
O projeto é realizado mensalmente, sempre no último fim de semana de cada mês. O Pantanal Shopping fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (65) 3617-4053.
Via G1/CBN

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...