segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dez receitas famosas do cinema e da TV

Livro reúne receitas que roubaram a cena em algumas produções e podem ser feitas em casa. Confira dez.
O livro "Cozinha Pop" é uma coletânea com 100 receitas que ficaram famosas ou marcaram cenas de filmes e séries de TV. Para chegar ao resultado final, as autoras Mariane Lornte e Laura Salaberry pesquisaram mais de 40 pratos e, com a ajuda de uma chef, selecionaram as 100 melhores. 
Confiram dez receitas que podem ser feitas em casa:

A protagonista do filme, Amélie Poulain,tem pequenos razeres no dia a dia, e um deles é quebrar a casquinha de açúcar que se forma em cima do doce com uma colher.
Ingredientes:
5 gemas 
1/3 xícara (chá) de açúcar 
350 ml de creme de leite fresco 
100 ml de leite 
1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha 
açúcar para caramelizar
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 160°C. Separe as claras das gemas e coloque as gemas na tigela pequena da batedeira. Junte o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro. Pare de bater e adicione o creme de leite, o leite e a essência de baunilha. Misture bem com uma colher. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Enquanto isso, leve uma panela com água ao fogo alto. Ela será usada para o banho-maria. Com uma colher, retire toda a espuma que se formou na superfície da mistura de gemas. Distribua o creme entre seis tigelinhas refratárias (que possam ir ao forno), arrume-as numa assadeira retangular e leve ao forno. Antes de fechar a porta, coloque água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria. Deixe assar por 40 minutos.
Retire a assadeira do forno e as tigelinhas do banho-maria. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.No momento de servir, polvilhe açúcar sobre toda a superfície do creme e queime com um maçarico. Outra opção para queimar o açúcar é colocar uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem e encostar as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar.
Audrey Hepburn fez história como Holly Golightly, que se deliciava com um saboroso danish ao admirar a vitrine de uma famosa loja de joias no café da manhã. O doce é feito de massa de farinha de trigo com açúcar e canela.
Ingredientes:
200 mL leite integral
30 g fermento biológico 
85 g manteiga integral sem sal
75 g açúcar refinado
6 g sal
1 pitada de cardamomo em pó
100 g ovos
25 g gemas
500 g farinha de trigo
250 g manteiga para folhar
Modo de preparo:
Em papel filme faça um quadrado com a manteiga [2cm de espessura] para folhar e leve para gelar. Juntar todos os ingredientes, menos a água e misturar. Junte a água aos poucos até formar uma massa homogênea. Boleie e descanse a massa por 30 minutos. Sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo abra a massa com o auxílio de um rolo, em formato quadrado, cerca de 2cm maior que o quadrado de manteiga. Coloque a manteiga sobre a massa aberta de forma invertida, como um losango, feche com os dedos, juntando as pontas, e com o rolo pressione levemente a massa para que a manteiga amacie e se incorpore à massa. Abrir em formato retangular e dobrar em 3, como se estivesse dobrando uma carta. Repita o processo 3 vezes, deixando a massa descansar por 10 minutos a cada dobra, sob refrigeração. Após a última dobra deixe a massa descansar por 15 minutos. Misture 3g de canela em pó com 100g de açúcar refinado. Abra a massa e espalhe a mistura até metade. Feche e corte tirar de 1cm de espessura. Torça as tiras e enrole no formato de caracol. Em uma forma untada com óleo deixe a massa fermentar em temperatura média de 28 °C e leve ao forno a 180 °C por aproximadamente 10 minutos, calor seco.

Na série, um esquema de venda de drogas é montado usando uma rede de fast food que comercializa frango frito. 
Ingredientes:
6 coxas e 6 sobrecoxas de frango (pode ser 1 kg de frango cortado à passarinho, ou pedaços de peito, como preferir)
3 dentes de alho
Suco de 2 limões
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Azeite de oliva
1 ovo
1 xícara de leite
1 xícara de água
Farinha de trigo
Modo de preparo:
Limpe bem os pedaços do frango. Tempere a carne com o alho, o suco de limão, 1 pitada de sal e 1 pitada de pimenta, deixe a carne marinando por 30 minutos. Misture o leite, a água e o ovo em uma bacia. É essa mistura que vai garantir o crocante da casca e a carne sequinha e tenra. Coloque o frango na bacia para "nadar" na mistura. Depois de passar a carne pela mistura, vamos empanar. Para empanar o frango, coloque a farinha em um saco plástico, com mais uma pitada de sal e pimenta. Pode experimentar para sentir se está bom. Depois coloque os pedaços de frango no saco plástico e mexa bem, para que a farinha "agarre" no frango. Coloque bastante óleo em uma panela. Quando o óleo estiver bem quente, mergulhe algumas partes do frango. A carne precisa ficar bioando na gordura, por isso precisa bastante óleo na panela. Deixe o frango fritar por uns 5 minutos, mexa e vire. Quando o frango estiver bom, ele bóia. Escorrer e servir.
No filme, Bridget Jones decide fazer um jantar em seu aniversário, mas receita da sopa dá errado. No entanto, a receita é simples e fácil de fazer.
Ingredientes:
7 ou 8 batatas médias descascadas e cortadas em cubos grandes
1 alho poró grande cortado em rodelas grossas
1 cebola pequena cortada grosseiramente
2 colheres sopa de azeite virgem
2 cubos de caldo de galinha
2 l de água
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela grande refogue a cebola e o alho poro no azeite até que a cebola fique transparente (cerca de uns 4 minutos). Acrescente as batatas previamente cortadas e refogue mais um pouco. Junte a água, os tabletes de galinha e cozinhe até que as batatas estejam no ponto de purê. Espere esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo. Transfira novamente para a panela para aquecer e corrija o sal, se precisar. Coloque na sopeira e sirva acompanhada de croutôns caseiros, (pão de forma cortado em cubinhos, temperados com sal, azeite e orégano). Leve ao forno até ficar torradinho. Para enfeitar, reserve um pires de alho poro cru e salpique sobre a sopa pronta, somente na hora de servir.
No filme "Como Se Fosse A Primeira Vez", a personagem Lucy conhece o seu par romântico quando está em uma lanchonete montando uma casinha de waffles.
Ingrediente:
175 g de farinha de trigo (1 1/4 xícara de chá)
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de açúcar
2 ovos separados
225 ml de leite
85 g de manteiga derretida
Modo de preparo:
Peneire a farinha, o fermento e o sal numa tigela. Misture o açúcar. À parte, bata as gemas, o leite e a manteiga, junte aos ingredientes secos e misture bem. Bata as claras em neve e coloque-as delicadamente na massa, que deve ficar lisa e espessa. Despeje a massa na forma e espalhe com a colher. Feche a forma e cozinhe por 2 minutos. Repita o mesmo procedimento do outro lado do waffle. Abra a forma com cuidado. Se necessário, solte o waffle da parte superior com um utensílio de plástico. Coloque o alimento num prato. Sirva com caldas de sabores variados, como geléias, mel, frutas, leite condensado e até mesmo manteiga. Para o waffle salgado, substitua o açúcar por queijo parmesão ralado e sirva com queijo cheddar ou requeijão cremoso. Quem não tiver a forma pode usar uma frigideira e virar a massa quando coemçar a dourar.
Em um episódio de Friends, a personagem Rachel errou ao misturar duas receitas em uma. O trifle, um pavê com banana, doce de leite e biscoito acabou ganhando ingredientes como ervilhas e bife. O doce verdadeiro pode ser preparado em casa e a receita é simples.
Ingredientes:
400 g de biscoitos de chocolate
500 ml de creme de leite
200 g de doce de leite
4 bananas
300 g de calda de chocolate
Modo de preparo:
Misture num recipiente o creme de leite e o doce de leite. Bata até obter um creme consistente. Coloque os biscoitos de chocolate partidos no fundo de um recipiente de vidro e cubra com o creme de leite com doce de leite, as bananas em rodelas e a calda de chocolate. Repita o procedimento até encher o recipiente. Decore com raspas grossas de chocolate.





Na cena mais marcante de "Harry e Sally - feitos um para o outro", os personagens comem um sanduíche de pastrami enquanto discutem sobre orgasmo feminino.
Ingredientes:
200 g de pastrami
2 colheres (sopa) de mostarda
2 fatias grossas de pão de centeio
3 pedaços de picles de pepino
Modo de preparo:
Passe a mostarda em uma das fatias do pão de centeio. Sobre a outra fatia, coloque o pastrami e o picles. Feche o sanduíche e sirva.











No filme "Julie e Julia", a personagem de Amy Adams cozinha 524 receitas em um ano. O Bouef Bourguignon é uma delas, inspirada em uma lembrança da infância de Julie.
Ingredientes:
150 g de bacon
1 kg de alcatra cortada em cubos grandes (pode ser músculo ou coxão mole também)
2 cenouras descascadas e fatiadas
1 cebola grande descascada e picada
1 garrafa de vinho tinto seco
Ramos de alecrim e tomilho
1 folha de louro
1 talo de alho poró
1 talo de salsão
1 anis estrelado
1 dente de alho picado
12 echalotes - cebolas pequenas descascadas
200 g de champignons de Paris frescos, finamente fatiados
1 tablete de caldo de carne
1 tablete de tempero de cebola
½ xícara de chá de água
40 g de manteiga
Açúcar, sal, pimenta e óleo a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, frite o bacon e espere até ele ficar bem torradinho - retire da panela e reserve; Em um recipiente grande faça uma marinada: junte todos os legumes, a cebola grande picada, o alho poró, o salsão, o alho e os temperos e cubra tudo com o vinho tinto; Deixe a marinada descansar na geladeira de um dia para o outro; Coloque uma frigideira para aquecer em fogo alto; Separe a carne da marinada e esprema ela bem para escorrer todo seu suco (pode-se usar um pano ou uma peneira grande); Refogue o alho e a cebola na frigideira e coloque a carne para cozinhar; Em uma panela pequena aqueça uma mistura de manteiga e óleo; Descasque as echalotes e coloque-as na panela para dourar; Retire a carne da frigideira e reserve; Na mesma frigideira acrescente os cogumelos; Acrescente a água e um pouco de açúcar nas echalotes, espere a água evaporar e o açúcar caramelizar, até que fiquem macias; Coloque toda a marinada na panela onde estão os cogumelos e acrescente o sal, o caldo de carne e o tempero de cebola - cozinhe em fogo baixo, tampado, por 2 horas (ou até a carne ficar macia); No momento de servir, junte à panela o bacon reservado e as cebolas.
O filme "Maria Antonieta" conta a história da rainha francesa que tinha um grande apetite. O longa mostra muitos doces que a rainha costumava comer enquanto escolhia tecidos ou recebia convidados. 
Ingredientes:
125g de amêndoa em pó
125g de açúcar em pó
125g de açúcar refinado
90g de claras envelhecidas à temperatura ambiente (separe-as das gemas 1 ou 2 dias antes e guarde no frigorífico – desta forma perdem alguma humidade)
Pitada de sal grosso
Corante alimentar em pó ou gel – opcional
Modo de preparo do "tant pour tant”:
Junte a amêndoa em pó com o açúcar em pó  – pode misturar melhor pulsando por breves segundos num robot com lâmina (só para envolver sem permitir que o óleo da amêndoa seja libertado, senão ficará com uma pasta) e peneire para uma taça – use uma peneira não muito fina. Alguns pedaços maiores que fiquem na peneira devem ser descartados – ou se forem muitos, triture de novo e peneire. Reserve.
Modo de preparo do merengue:
Pese as claras, coloque-as na taça da batedeira, que deve estar seca e muito bem limpa, tal como o acessório de arames para bater. Ligue a batedeira em velocidade mínima para as claras começarem a incorporar ar, lentamente. Vá subindo a pouco e pouco a velocidade até espumarem (altura em que já não há claras líquidas na base, apenas uma espuma leve). Sem deixar de bater, junte uma pitada de sal, e comece a incorporar a pouco e pouco o açúcar cristalizado. Continue a aumentar a velocidade à medida que vai esgotando o açúcar. No final, a batedeira já deve estar em velocidade quase máxima, ou máxima, com as claras a ganharem a textura e o brilho do merengue. Se formar picos bem firmes, que não descaem com a força da gravidade, o merengue está pronto. Se não, bata mais um pouco até obter o ponto. Terminada esta fase, junte um pouco de corante alimentar e bata mais uns segundos para envolver.
Junte a mistura de amêndoa e açúcar em pó, de uma só vez, ao merengue (verifiquei que os processos que dizem para envolver em duas ou três vezes são mais arriscados por nos fazerem mexer mais a massa, o que torna mais difícil controlar a textura indicada). Envolva delicadamente em movimentos circulares, de cima para baixo, sem pressas, e rodando a taça. Faça também alguns movimentos rectos do centro para as laterais, para agarrar toda a mistura seca que esteja na base e continue a envolver em movimentos circulares. A massa está no ponto quando escorrer da espátula tipo lava, ou seja, nem fica toda presa, nem escorre rapidamente. Também pode confirmar o ponto da textura colocando, com uma colher, um pouco de massa num prato. Se amassa uniformizar (acamar) em cerca de 10 segundos está pronta. Se ficar com picos que não alisam, devem envolvê-la um pouco mais. Coloque o bico no saco de pasteleiro. Prenda a base com uma mola para evitar que a massa escorra pelo bico. Encha o saco com a massa. Aperte bem para compactar a massa e retirar todo o ar.
Num tabuleiro sem laterais (ou de laterais baixas, como o do forno) coloque papel vegetal (simples, sem untar) e segure-o com bocadinhos de massa nas extremidades.
Segure o saco de pasteleiro na vertical e faça montinhos de massa de cerca de 3,5cm, com um espaço de cerca de 2cm entre eles – tem como ajuda, se precisar, um papel com os círculos já feitos que encontrei na internet e que irei colocar no álbum do passo-a-passo para impressão. No final bata com o tabuleiro sobre a bancada para soltar algumas bolhas de ar que amassa possa ter. Se as vir, pique-as ao de leve com um palito.
Deixe a massa repousar num local seco – se necessário coloque noutra divisão, como quarto, já que a cozinha é uma divisão mais húmida. O tempo de repouso varia. Pode ser meia hora, pode ser uma hora. Os macarons estão prontos quando, ao tocar com o dedo na massa, ela não cola – fica com uma capa macia e elástica.
Leve-os a forno pré-aquecido (melhor se for ventilado) na posição do meio, a 140º durante entre 15 a 20 minutos – como cada forno tem a sua personalidade, terá de encontrar o ponto certo do seu, tanto na temperatura como no tempo. Quando isso acontecer, não deverá ter mais problemas. Retire do forno, deixe-os arrefecer um pouco e coloque o papel vegetal sobre um pano frio molhado – há quem coloque água fria directamente no tabuleiro por debaixo do papel vegetal. Desta forma os macarons vão descolar-se com facilidade. Se tentar e não conseguir, espere, sem pressas, até que não haja dificuldade. 
Depois de frios, recheie os macarons com o recheio da sua preferência. Deve ser um recheio denso para não escorrer. Coloque-os num recipiente com tampa no frigorífico, de preferência de um dia para o outro. Retire-os antecipadamente antes de os servir para que possam regressar à temperatura ambiente. A textura correcta do macaron é: crocante por fora e ligeiramente húmido por dentro.
Na série "Sex And The City", as quatro amigas protagonistas sempre estão com um Cosmopolitan à mão. O drink é uma bebida moderna e deminina, feito com cranberry, vodka e limão. 
Ingrdientes:
30 ml de suco de cranberry (encontrado nos grandes supermercados ou em lojas de bebidas)
50 ml de vodca, preferencialmente sabor laranja
20 ml de licor de laranja (Cointreau)
5 gotas de suco de limão
Tirinha de casca de laranja para decorar
Modo de preparo:
Em uma coqueteleira, bata todos os ingredientes (menos a casca de laranja) numa coqueteleira e agite. Transfira a bebida para um copo de short drink (geralmente usado paradry martini) previamente gelado. Torça a casca de laranja, coloque-a dentro do drinque ou na lateral do copo e sirva.
Via iBahia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...