
Foi aprovado na última terça-feira (14), na Comissão de Educação (CE) do Senado Federal, por 15 votos favoráveis, o Projeto de Lei da Câmara 164/10, que concede o título de Capital Nacional da Literatura Infantil ao município de Taubaté. O motivo do título é a ligação entre Taubaté e a vida e obra do escritor Monteiro Lobato.
De autoria do deputado federal Roberto Alves, o PLC 164/10 confere ao município paulista de Taubaté - onde nasceu Monteiro Lobato - o título de Capital Nacional da Literatura Infantil.

A casa onde nasceu e viveu o escritor abriga atualmente o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, que é o mais visitado do interior de São Paulo e o quinto mais visitado do estado, ficando atrás apenas de grandes centros culturais como o Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Pinacoteca do Estado e Catavento Cultural e Educacional.
Em viagem de trabalho à Brasilia, o prefeito de Taubaté, engº Roberto Peixoto, falou sobre a concessão do Título para Taubaté. “É uma importante conquista para nossa cidade, como berço de Monteiro Lobato, Taubaté merece esse reconhecimento. Esse título representa a fomentação do turismo no município, trazendo como resultado a geração de novos empregos no setor, que vem crescendo cada vez mais em toda nossa região”.
Tramitação do Projeto de Lei da Câmara
O PLC é originário da Câmara dos Deputados (projeto de lei 5.255/09), onde já havia sido aprovado, em junho de 2010, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal, tendo parecer favorável da Comissão de Educação e Cultura (CEC). Com isso, o projeto não precisou ser votado em plenário, seguindo para votação pelo Senado, aprovado por 15 votos favoráveis, no dia 14 de dezembro de 2010, sendo relator o Senador Marco Maciel.
Publicado em 18.12.10
Nenhum comentário:
Postar um comentário