sábado, 23 de julho de 2011

Nordestinos querem estudar HQ e cultura pop

Por Pedro de Luna

prof Amaro Braga da UFAL - autor de livro
Uau, que ano! De fato os quadrinhos entraram na agenda das instituições de ensino mais relevantes. Depois de noticiar aqui o evento da UNB (Brasília) e os dois da USP (São Paulo), agora tenho a honra de informar o 1o Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos e Cultura Pop, que acontecerá de 29 a 31 de julho na UFPE, em Recife. As inscrições para o envio de propostas de GTs (Grupos de Trabalho), Mini-Cursos e Mesas Redondas vão até 14 de abril. 

Conversei com o Prof. Amaro Braga, coordenador do evento, confira:

JBlog >> O grande diferencial do encontro para os demais é que além de quadrinhos foca em as Desenhos Animados, Ilustração, Role Playing Games (RPG)?
Amaro Braga - É muito comum que quem estuda quadrinhos também se interesse por estes temas congêneres como os desenhos animados e o RPG, ou uma coisa é encontrada na outra, por isso sua inserção. Além disso, o deslocamento do eixo sudeste. Muitos pesquisadores têm se dedicado no nordeste, mas não conseguem participar dos eventos no sudeste e terminam ficando excluídos ou não conseguem divulgar suas pesquisas. O evento em Recife foca esta concentração na região nordeste, facilitando o acesso de jovens pesquisadores e interessados na temática.

JBlog >> Percebo que há uma repetição dos mesmos nomes nas comissões dos eventos. São pessoas referência, claro, mas acabam sendo as mesmas. Há uma preocupação da UFPE em formar mais gente no meio acadêmico tratando do tema?
AB - Como "encontro" a intenção é obviamente reunir os grandes destaques na área, mostrando aos futuros pesquisadores que é possível desenvolver pesquisas sobre quadrinhos e compartilhar as experiências. Com o tempo, provavelmente, novos nomes vão se agregando ao evento. Inclusive pesquisadores que, por inúmeros motivos, não entram em contato com os do sudeste.


professor Amaro Braga da UFAL


Prof. Amaro Braga, da UFAL, coordenador do encontro no nordeste

JBlog >> No mestrado de uma conhecida universidade federal aqui no estado do RJ, por exemplo, nenhum projeto de HQ foi aprovado em 2010, inclusive o meu. Um conhecido conseguiu aprovar um projeto sobre música para depois mudar para HQ. Há ainda um preconceito por parte da dita "academia" com o tema?
AB - Pode existir sim. Mas também, é necessário perceber que nem sempre é problema do "Tema", mas da abordagem teórica ou metodológica que o aluno propõe. Um dos motivos do evento é compartilhar as pesquisas feitas, se foram feitas, é porque  conseguiram aprovar uma abordagem teórico-metodológica  eficiente. O futuro pesquisador pode se utilizar disso para conferir a sua pesquisa\ideia uma maior confiabilidade.

JBlog >> Além dos painéis, o que haverá de interessante para os estudiosos mas também para o público leigo? Algum quadrinista famoso, talvez internacional? Uma exposição bacana? Um lançamento?
AB - Estamos na primeira edição, é muito trabalho. Nosso evento já tem um diferencial que é a execução paralela à convenção "Super-Con", antigamente chamada de "SuperHeroCon", ela trará dubladores, diretores de criação, expoentes do universo da cultura pop para o evento e nossa programação artística e de personalidades mais "famosas" como desenhistas ou outros trabalhadores da área só será definida quando eles oficializarem a deles. 

No nosso encontro teremos a presença do Laílson de Holanda Cavalcanti ele é cartunista e tem desenvolvido muitos quadrinhos de adaptação de literatura ou biografias. No evento ele preparou uma fala muito boa sobre o processo de adaptação, que é importante para quem estuda estes tipos de produção.  

Lançamentos também estão previstos, mas serão focados na academia, por exemplo, dois livros frutos de pesquisas de mestrado, serão lançados no evento. Estou esperando mais confirmações. Mini-cursos também estão previstos, logo divulgaremos. Teremos também uma exposição informativa em banners e outras ideias que estão para serem concretizadas.

JBlog >> A iniciativa é de qual departamento da UFPE?
AB - A INICIATIVA é do Núcleo "Sociedade, Cultura e Comunicação" do programa de pós-graduação em Sociologia da UFPE, juntamente como o "Laboratório da Cidade e do Contemporâneo - LACC" da UFAL. São dois núcleos de pesquisa, ao qual pertenço, que promovem a atividade, ambos na área de Ciências Sociais. E esta também é uma grande diferença. Nas outras regiões a promoção dos eventos parte dos estudos comunicacionais ou lingüísticos. Este é o primeiro, organizado por uma iniciativa em Ciências Sociais, uma área mais "séria", mas que foi desbravada e pode ser uma ambiente bem receptivo aos estudos do gênero.


logos da UFPE e UFAL

JBlog >> Por fim, como os professores de Economia encaram a HQ dentro da chamada Economia da Cultura?
AB - Bem, Pedro, não sei se eles chegam a encarar, mas deveriam. Nós sabemos muito bem (e este é um detalhe muito recorrente nos meus artigos) como o comércio das HQ´s, seja aqui no Brasil, na Europa, EUA ou Japão, desenvolve um importante espaço não só na influência de temas e estéticas para a produção de HQ´s, mas movimentam muitos recursos, principalmente se levar em consideração os produtos derivados do segmento (desenhos animados, Mini-series de TV, Longas para o cinema, Games, além de uma infinidade de Merchandising).


Confiram o site do encontro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...