HQ passará a ter seus personagens envelhecendo em 2012
Por JudãoTurma da Mônica Jovem É o maior sucesso editorial dos quadrinhos brasileiros em toda a história. FATO. A recente edição 34, com o primeiro beijo entre Mônica e Cebolinha (ou Cebola, como ele próprio prefere na nova versão) alcançou uma tiragem de 500 mil exemplares, quase cinco vezes mais do que um gibi de super-heróis badalado vende nos Estados Unidos. Porém, as novidades não vão parar por aí, como Mauricio de Sousa revela em entrevista publicada hoje na Folha.com.
De acordo com o quadrinista, o principal paradigma das HQs da Turma será quebrado: os personagens vão passar a envelhecer a partir do final de 2012. A intenção é que o envelhecimento seja em tempo real, com a Mônica e companhia crescendo ano após ano. Assim, eles vão amadurecer, se alistar ao Exército, casar, ter filhos, netos… Como qualquer bom mangá que dura anos e anos.
Sobre a mudança, Mauricio disse o seguinte para a Folha:
“Gibis, jornais, remédios e alimentos têm prazo de validade. Você tem de rejuvenescer, se adaptar. Será como um folhetim, uma história ininterrupta. [...] Tenho planos de montar uma equipe com psicólogos e médicos.”
É claro que a mudança também tem um objetivo comercial, já que Mauricio de Sousa também é empresário. Além da Turma da Mônica Jovem crescer com o seu público, as HQs poderão trazer em suas páginas novos produtos assinados pelo quadrinista assim que os personagens vão crescendo. Além disso, Mauricio de Sousa já adianta que a manobra tornará possível a criação de eventos para os aniversários de Mônica, Cebola e companhia.
As mudanças só devem acontecer no final de 2012 por um simples motivo: a resistência interna dentro da própria Mauricio de Sousa Produções.
É bom lembrar que este tipo de envelhecimento não é incomum nas HQs. Nos mangás é até normal. Já nos quadrinhos estadunidenses é um pouco menos comum, mas também acontece. O próprio Homem-Aranha, quando começou a ser publicado, estava no colégio. Depois cresceu e chegou a até se casar com a Mary Jane. A novidade, no entanto, é que este envelhecimento ser em tempo real.É claro que se esta mudança for mal recebida pelos leitores, Mauricio de Sousa saberá mudar os rumos rapidamente. Para exemplificar isso, cito um outro trecho da própria entrevista para a Folha.com, na qual o quadrinista contou que a ideia de tornar Mônica e Cebola namorados surgiu após um feedback da editora Panini, que avisou uma queda de vendas em três edições seguidas.
O projeto é bem interessante, até porque, ao envelhecer, a Turma da Mônica Jovem poderá fazer uma ponte para outros tipos de HQs. Todo o mercado sairá ganhando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário