quinta-feira, 15 de março de 2012

Quino avisa: 50 anos de Mafalda só serão comemorados em 2014

Por Vitor Nuzzi Correio do Brasil

Notícias alusivas ao 50º aniversário de Mafalda, sua mais conhecida personagem, levaram o argentino Quino a esclarecer que a data será comemorada apenas daqui a dois anos. “O dia de sua primeira publicação foi 29 de setembro de 1964, na revista Primera Plana. Para Quino, é o dia de nascimento de Malfada como personagem de histórias em quadrinhos. Qualquer outro cálculo do dia do nascimento é incorreto”, afirmou, em seu site oficial.
Segundo o autor, o mal entendido se deve a uma informação em biografia publicada em 1968 na revista Siete Dias na qual ele diz que Mafalda nasceu “na vida real” em março de 1962. Uma tira de 1966 fazia referência ao nascimento da personagem em 1960. “Nem uma nem outra data devem ser levadas em consideração”, diz Quino.
“Pensar em uma cronologia para um personagem de histórias em quadrinhos é difícil. Mafalda segue sendo uma menina e sempre será assim. Por isso, Quino considera que o dia de aniversário de Mafalda é o dia de sua primeira publicação em meios impressos, 29 de setembro de 1964. Festejaramos dentro de dois anos.”
Mas se a comemoração da contestadora personagem ainda está para acontecer, há outra data a ser lembrada em 2012: Joaquín Salvador Lavado, o Quino, completará 80 anos em 17 de julho.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...