quinta-feira, 16 de abril de 2015

HQs de Batman, Luluzinha e outros personagens em paródias de clássicos da literatura

 Masterpiece Comics
Em 2009, o cartunista R. Sikoryak lançou nos Estados Unidos, pela Drawn and Quarterly, a coletânea em capa dura Masterpiece Comics, que reúne algumas de suas melhores paródias de clássicos da literatura mundial protagonizadas por famosos personagens dos quadrinhos.

A começar pela capa – emulando a de uma edição clássica de All Star Comics, agora estrelada pelas imagens de célebres escritores -, o livro transformou obras de Dante Alighieri (A Divina Comédia), Shakespeare (Sonhos de Uma Noite de Verão), Nathaniel Hawthorne (A Letra Escarlate), Dostoievski (Crime e Castigo) e muitos outros autores em versões protagonizadas por Batman, Luluzinha, Garfield, Beavis e Butthead, Belinda e vários personagens de diversas épocas da nona arte.
Dentre os destaques, um Charlie Brown na pele de Gregor Samsa, o vendedor que se transforma em barata na Metamorfose de Franz Kafka; O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, vertido para o estilo gráfico das aventuras de Little Nemo, criação de Windsor McKay; e O Morro dos Ventos Uivantes – obra mais famosa da escritora britânica Emily Bronte – no estilo de Tales of Crypt, histórico gibi de terror da EC Comics.
Mas a grande sacada de Sikoryak foi, a partir do lançamento de Masterpiece Comics, fazer a obra continuar até hoje comentada. Graças ao projeto The Brick’s Comic Book Theater Festival, em que ele e vários atores interagem com as HQs do álbum em um palco, dando voz aos personagens diante de uma tela em que são projetados os quadrinhos.
O evento tem corrido os Estados Unidos e possui uma página oficial no Facebook.     
Masterpiece Comics continua em catálogo nos e-shops dos EUA, ao preço médio de 14 dólares.
The Brick's Comic Book Theater FestivalThe Brick’s Comic Book Theater Festival
 
Via UHQ
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...