quinta-feira, 2 de abril de 2015

Crepax pela Fantagraphics

Fantagraphics Books anunciou uma série de dez ivros que irão reunir boa parte da produção do mestre italiano Guido Crepax, em celebração ao 50º aniversário de criação da personagem Valentina.

Os livros serão lançados a partir de novembro de 2015, e o primeiro será Crepax: Dracula, Frankenstein, and Other Horror Stories.


O italiano Guido Crepax é considerado um dos maiores mestres dos fumetti (quadrinhos italianos) eróticos. Formado em arquitetura, mas sem nunca exercer a profissão, iniciou sua carreira como ilustrador para uma revista de medicina e, anos depois, estreou na revista Linus, com o super-herói conhecido como Neutron, que, com o tempo, foi dando lugar à uma personagem coadjuvante, a sensual repórter Valentina, que acabou por ganhar seu primeiro álbum solo em 1967. Com o sucesso de Valentina, Crepax passou a produzir HQs eróticas que exploravam o sadomasoquismo, o fetichismo e a violência, tornando-se um dos grandes nomes das HQs europeias, juntamente com outros mestres italianos, como Milo Manara (O Clic), Eleuteri Serpieri (Drunna), Hugo Pratt (Corto Maltese), entre outros. Para tristeza dos fãs, Guido Crepax faleceu em 31 de julho de 2003, com 70 anos.

A editora estadunidense Fantagraphics nasceu em 1976, mas apenas nos anos 80 passou a publicar quadrinhos. Ao longo dos anos, publicou autores underground, como Robert Crumb, os irmãos HernandezJoe SaccoDaniel Clowes, entre outros.


Via HQM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...