quinta-feira, 2 de abril de 2015

A Morte de Stálin em quadrinhos

Editora Três Estrelas, selo editorial do Grupo Folha, lançou nas livrarias A Morte de Stálin, HQ francesa produzida porFabien Nury e Thierry Robin que narra os instantes finais do líder soviético, seus funerais e as tramas pelo controle da União Soviética. Recriando em tom de sátira expressionista o clima de conspiração, paranoia e medo da URSS stalinista, a HQ foi premiada como Melhor HQ no festival Encontros com a História, na França.

Certa noite, o diretor da Rádio do Povo, em Moscou, recebe um telefonema após a transmissão ao vivo do Concerto para piano No. 23, de Mozart. É Josef Stálin, o homem mais poderoso da União Soviética e um dos líderes mais temidos do mundo. Stálin pede uma gravação da peça. Nada, porém, foi registrado. Será preciso repetir o concerto e manter o nível da interpretação anterior. O diretor entra em pânico: qualquer erro pode colocar em risco a cabeça de todos. Posteriormente, enquanto escuta a gravação, Stálin sofre um derrame, que o levará à morte, em março de 1953. Logo começam as conspirações para sucedê-lo, encabeçadas por Lavrenti Béria e Nikita Kruschev. Era o começo do fim de uma das mais terríveis experiências políticas do século XX.

A Morte de Stálin tem 152 páginas, formato 23,5 x 31 cm e custa R$ 49,90. A versão brasileira tem tradução de Paulo Werneck.


Via HQM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...