segunda-feira, 18 de julho de 2011

As aulas nunca mais serão as mesmas...

Por: Pedro de Luna

null

Na semana passada, eu trouxe para este espaço um caso polêmico de um livro em quadrinhos adotado para escolas públicas estaduais de São Paulo. Hoje, trago a você um caso muito legal de um produto educacional, produzido pela Editora Escala. Trata-se de uma linha de produtos chamada Literatura Brasileira em Quadrinhos, onde desenhistas de alto nível como Jô Fevereiro, Bira Dantas e Francisco Vilachã adaptaram textos de Machado de Assis, Lima Barreto, Aluísio Azevedo, Antônio de Alcântara Machado e Manuel Antônio de Almeida para a narrativa seqüencial.


Cada vez que vou para o escritório, preso por 1h30 no transporte coletivo, eu consigo ler ao menos um título. Ou seja, um na ida e um na volta. E digo que está sendo uma experiência muito bacana. As adaptações ficaram ótimas, enxutas e atraentes, com desenhos muito bacanas. Impresso a cores, cada livro traz exercícios de fixação relacionados a história para ser aplicado nas escolas. Segundo a a assessora de imprensa, Iara Filardi, "professores com grande vivência no processo de leitura são contratados pela editora, especialmente para elaborar questões, apêndices e orientações para o trabalho de leitura".


Até o momento foram lançados 12 títulos. O próximo é “O Ateneu”, de Raul Pompéia, que ficará pronto no segundo semestre deste ano. Os primeiros foram "O homem que sabia javanês" e "Uns Braços", ambos lançados no segundo semestre de 2004. “Os livros são bem aceitos também na rede privada de ensino”, lembra Iara.


Ainda relembrando o caso de SP, cada livro desta série tem um Editor de Responsabilidade Editorial, o que é muito importante. Iara tem uma opinião sobre este incidente isolado na capital paulista: “as histórias em quadrinhos estão cada dia mais na sala de aula. E o mais importante: de estilos variados. Mas nem toda HQ é para ser lida na escola. Nesse caso, houve um erro no processo de escolha. O livro realmente é impróprio e a única solução seria recolher os exemplares”.


Em tempo: a Escala também lançou uma linha chamada Filosofia em Quadrinhos, mas isso é assunto para um próximo post. Por horas estou entretido relendo os clássicos da nossa literatura, de uma maneira ainda mais divertida.

A CartomanteBras Bexiga e Barra funda
PUBLICADO EM 18.11.10

Um comentário:

Katia Amorim disse...

A NOVA ' LOG ' DO HOMO SAPIENS PROFISSIONAL, FICOU DE UMA ORIGINALIDADE ÍMPAR, ALÉM DE TER FICADO MUITO INOVADORA..
PARABENS BETO....VC VAI LONGE.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...