segunda-feira, 18 de julho de 2011

Paulo Paim e Marco Maia lançam história de Sepé Tiaraju em quadrinhos

Por Rafael Vigna- Jornal do Comércio 


o
A história em quadrinhos Sepé Tiaraju - o índio, o homem, o herói foi lançada nesta quinta-feira (11) na Feira do Livro de Porto Alegre, no estande do Senado Federal. Cerca de 1500 pessoas estiveram na tarde de autógrafos, entre elas, alunos, professores, políticos, admiradores da história de Sepé Tiaraju e visitantes da feira.
O livro, editado pela Câmara dos Deputados, é uma iniciativa do deputado reeleito e presidente em exercício da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Apoiador do projeto, o senador Paulo Paim (PT-RS) também esteve presente no evento.
Autor da Lei, sancionada em setembro do ano passado, que inscreveu o nome do índio guarani e missioneiro no Livro dos Heróis da Pátria, Maia contou com o auxilio de Paim, que foi o relator do PL no Senado. A história em quadrinhos é uma versão romanceada do livro Sepé Tiaraju: herói guarani, missioneiro, rio-grandense, agora, herói nacional, dedicada ao público infantil.
"Com a história em quadrinhos podemos aproximar as crianças ao universo da leitura e da história do Sepé. O livro resgata uma das mais belas páginas da história rio-grandense que agora tem seu devido valor histórico e cultural reconhecido", ressaltou Marco Maia.
Para o senador Paulo Paim, o lançamento na Feira do Livro gratifica o trabalho e garante o acesso do público ao livro. "A história do índio que enfrentou os espanhóis e lutou pelo Rio Grande do Sul tem de ser contada e relembrada pelos gaúchos", destacou.
Antes do lançamento, as escolas municipais e estaduais receberam remessas com kits de publicações para os alunos. Além disso, museus e centros de pesquisa do Estado também já possuem o livro em seus acervos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...