segunda-feira, 18 de julho de 2011

Manaus Comic Con espera seis mil amantes dos quadrinhos

Por D24am - 09.07.11

Palestras, exposições, oficinas e até jogos eletrônicos foram algumas das atividades disponíveis.
[ i ]Comic Con reuniu amantes e produtores da chamada
A primeira edição do Manaus Comic Con, que teve seu primeiro dia de atividades neste sábado (9), na Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), reuniu amantes e produtores da chamada "nona arte", as histórias em quadrinhos. Palestras, exposições, oficinas e até jogos eletrônicos foram algumas das atividades disponíveis.


Um dos organizadores do evento, Leonardo Alfaia, explica que o Manaus Comic Con, que foi inspirado em evento similar realizado nos EUA, tem como objetivo principal atrair os colecionadores de quadrinhos e abrir espaço para os produtores da nona arte da capital do Amazonas.


"O objetivo do Comic Con é atrair o antigo público dos colecionadores de quadrinhos que estavam esquecidos e divulgar também o trabaho desses colecionadores e desenhistas de Manaus", explicou Alfaia, que projeta uma média de seis mil visitantes nos dois dias de realização do Manaus Comic Con, número que tem como base o número de seguidores do perfil do evento na rede de microblog Twitter.

Livros X Quadrinhos



Um dos destaques do primeiro dia do Manaus Comic Con foi a palestra do escritor e tradutor Alexandre Callari, que trouxe ao público informações a respeito do mercado nacional de livros e quadrinhos, assim como dicas de bastidores do mercado editoral.


De acordo com ele, existem poucos "escritores profissionais" no Brasil, sendo a maioria os chamados "escritores eventuais", que são os que não produzem obras com frequência, mas em períodos intercalados. Um dado que chamou a atenção do público presente foi o que o próprio escritor classificou como "alarmante". "A maioria das obras produzidas no Brasil, cerca de 60 a 65%, não ultrapassam os mil exemplares. Poucos superam a marca de dois e três mil", disse.

Quadrinhos X Cinema



Callari, que também atua no segmento de Histórias em Quadrinhos, também comentou a respeito das adaptações da nona para a sétima arte, o cinema. De acordo com ele, o processo adaptativo sempre resulta em alguma perda, o que, para ele, não representa que as obras cinematográficas adaptadas sejam de baixa qualidade. "Existem muitas boas adaptações dos quadrinhos para o cinema, principalmente nos últimos anos".


O escritor participa do evento também no segundo dia, neste domingo, com uma palestra específica sobre o assunto, que leva o nome do seu mais recente livro "Quadrinhos no Cinema".

Palestra para fãs e interessados



"Hoje temos vários personagens dos quadrinhos no cinema, Como Thor, Lanterma Verde, Capitão América. E essa palestra é para os fãs e para quem conheceu os personagens pelo cinema, que poderão ter acesso a informações como a trajetória dos personagens nos quadrinhos e fora deles, como no RPG, cinema, videogames, a biografia dos autores e mais de 300 curiosidades", explicou.


Para ele, a melhor adaptação dos quadrinhos para o cinema feita até hoje foi "Superman", de 1978. Já o melhor filme com personagens da nona arte foi "Batman, o Cavaleiro das Trevas", de 2008 - o segundo da franquia de Christopher Nolan.


O Manaus Comic Con continua neste domingo, na Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os interessados podem participar por meio do pagamento do valor de R$ 30 (integral) e com 50% de desconto para estudantes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...