sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ulisses de Góis encerrou a nossa EXPO - Melhores Momentos Parte II

Os alunos da E. E. Pe João Mª do Cj. Potengi fizeram a abertura pela manhã, logo as 8h 30min. Madrugadores.

Depois chegou a galerinha do Ulisses: marcha soldado...
A Escola Municipal Ulisses de Góis veio de Nova Descoberta exclusivamente para prestigiar a nossa EXPO! Valeu gente! Brigadooooooooo!

Alunos demais para guias de menos...
Eles se comportarem super bem e todos estão de parabéns!(Rimou!) Sério, pra uma galerinha formada só por "pequenos", eles se sairam muito bem mesmo. Principalmente, quando consideramos que muitos marmanjos não valorizaram as nossas exposições orais.

A primeira aula do RN publicada no PORTAL DO PROFESSOR DO MEC é nossa!

Na manhã do dia 4, recebi a confirmação da publicação da minha aula no Portal do Professor do MEC (juntamente com a da minha colega SULAMITA da E. E. João Tibúrcio), tornando-se uma das pioneiras em nosso estado.

Paródias: utilização como recurso didático

04/12/2009

Autor e Co-autor(es)

Roberto FLávio Gomes de Lima imagem do usuário
NATAL - RN
ESC MUL PROFA FRANCISCA DE OLIVEIRA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o senso crítico;
  • Estimular o hábito de leitura e a produção textual;
  • Contribuir para a socialização e o resgate de sua autoestima:
  • Despertar a autonomia na tomada de decisões e de suas escolhas;
  • Valorizar a sua produção artística e cultural;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de pesquisa de sua autoria;
  • Colaborar para a sua desinibição;
  • Estimular a fixação dos conteúdos sistematizados trabalhados em sala de aula de uma forma diferente e divertida.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; 3 (três) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Grécia Antiga
Estratégias e recursos da aula
preparação
O professor deverá levar um aparelho de som ou um televisor com DVD para a sala com CDs ou DVDs com Karaokês ou jingles comerciais, para utilizá-los durante a fase de sensibilização da turma sobre o que são "paródias".
Na falta desses recursos, pode recorrer a propagandas impressas, televisivas, cartazes ou trailers de paródias cinematográficas, além de material de apoio como letras de música, poesias ou cordéis.
introduzindo
A utilização de paródias em sala de aula requer uma grande dose de doação e de comprometimento por parte do professor que deve encarar com seriedade esta tarefa, respeitando a faixa etária e o grau de maturidade de sua clientela, tomando cuidados especiais para que tal atividade não se perca no vácuo e transforme-se apenas em uma mera terapia ocupacional. Nesse sentido, é necessário que antes de tudo exista um período de sensibilização da turma, onde o professor deve construir juntamente com seu aluno um conceito comum sobre o que o mesmo entende por paródia.

(...)

Fonte: E-Proinfo/RN (Turma da Profª Mestra Célia Fonsêca)
Obs: Infelizmente não consegui encontrar nenhum recurso audiovisual que possibilitasse a inclusão desta aula também para o Ensino Médio, mas o link com os trabalhos do aluno dos alunos do Varela está lá.

Melhores momentos da EXPO no CEBE/ZN - Parte I

A Invasão do Varela ao CEBE/ZN

Luís Elsom do GRUPEQH (Grupo de Pesquisa em HQ) agitou a galera!

Já o "extrovertido" Joseniz...

Uma apresentação com tom de despedida!

Essa galerinha vai deixar saudades!
De tímidos a ousados teve de tudo na Expo da República dos Quadrinhos
No último dia 10, o Varela promoveu uma verdadeira invasão a Biblioteca do Santarém.
Não é uma procissão! É a caminhada rumo ao CEBE/ZN.


Enquanto lá dentro a fila não anda, o jeito é esperar do lado de fora.


Olha fila aí gente!


Os assinantes.
A visitação a Exposição "O que não está no gibi, está por aqui!"



Enquanto Luizmar documenta a expedição eu registro o seu trabalho.

Luizmar e Conceição (2ª da direita p/ esquerda)foram os grandes responsáveis por proporcionarem esse momento.

Obrigado à todos vocês em nome da RQ. Durante esses 19 dias estimamos que houve mais de 1000 visitas, pois foram coletadas mais de 600 assinaturas e como nem todo mundo tem o hábito de assinar e como não pudemos estar lá todos os dias e em todos os horários para fiscalizar e controlar as assinaturas...
Mas foi um sucesso que superou as nossas mais otimistas expectativas, sobretudo por não ter sido uma boa época (mostras culturais e semanas de avaliações nas escolas, a MARCO e a CIENTEC, dois feriados e paradas do SINTE/RN) e o VARELA fez parte dessa história e ficamos muto felizes e honrados por isso!

VA
LEU VARELA!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...