Por: Pedro de Luna
Adaptar o clássico de Herman Melville para os quadrinhos seria legal? Seria, mas e se, além disso, houvesse pop ups, (montagens em 3D realizadas com dobraduras especiais) para que saltassem das páginas? Aí ficaria ainda mais bacana. Pensando nisso, Sam Ita fez as duas coisas em “Moby Dick” (Publifolha, R$ 59,90).
O traço, o desenho de Sam é bem simples, bem como as cores utilizadas, privilegiando tons frios. Mas o que esse profissional da engenharia de papel − termo que até então eu desconhecia − criou, e que vale o espaço aqui no blog, são as surpresas em cada uma das 12 páginas. Cada aba esconde uma surpresa, como o canibal que adentra o quarto, ou um redemoinho, a dança dos marujos, etc. Como nos livros infantis, basta puxar uma lingueta ou seguir a instrução de uma seta que algo acontece.
Claro que em uma dúzia de páginas, o texto original ficou super compacto, mas vale a intenção. Quem sabe através desta divertida forma de apresentação, a criançada não vai ler e reler este clássico da literatura, o que dificilmente faria nesses tempos de videogame, internet e TV a cabo? Comentários ao final do post, tripulação!
PUBLICADO EM 20.11.10
Nenhum comentário:
Postar um comentário