segunda-feira, 18 de julho de 2011

Prisões no Rio recebem em dezembro festival de cartuns sobre DSTs

Cerca de 24 mil detentos verão, até 2012, obras do 1º Festival Internacional de Humor em DST/Aids

Fonte: Agência Brasil - Estadão
Os cerca de 24 mil detentos das unidades prisionais do Complexo de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro, poderão observar, de dezembro de 2010 a dezembro de 2012, as obras do 1º Festival Internacional de Humor em DST/Aids.
Divulgação

Mostra reúne 150 trabalhos de mais de 50 países
A mostra, que reúne 150 cartuns selecionados entre 300 trabalhos de mais de 50 países, foi lançada nesta segunda-feira, 22, por meio de uma parceria entre o Centro Cultural do Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.
Até o dia 2 de dezembro, a exposição poderá ser vista no Centro Cultural SuperVia, na estação Central do Brasil. Após esse período, o projeto começa a percorrer as 24 unidades do Complexo de Gericinó.
De acordo com a coordenadora do Centro Cultural do ministério, Jussara Valadares, o objetivo é usar a arte para conscientizar a população carcerária sobre a importância da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST). “É uma grande ação, que pretende levar, de forma bem-humorada, a conscientização e a reflexão sobre prevenção, tratamento e direitos humanos do portador do vírus HIV”, destacou.
Segundo Jussara, através de olhares diferenciados de cartunistas de vários países, é possível chamar a atenção, ao mesmo tempo, de forma lúdica e impactante para as DSTs e a aids.
Ainda como parte da iniciativa, os detentos poderão participar do Concurso de Cartuns Humor em DST/Aids, que será promovido nas unidades do complexo e seguirá o mesmo cronograma da exposição. Ao todo, serão selecionados 12 vencedores, cujas obras serão publicadas em calendários produzidos e distribuídos pelo Ministério da Saúde. Além disso, os ganhadores serão contemplados com aparelhos eletrodomésticos.
De acordo com a coordenadora, a ideia é reforçar a ação, estimulando a participação dos internos. O projeto contará, ainda, com cursos, oficinas, palestras e exibição de vídeos sobre sexualidade e DSTs.Post 23.11.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...