segunda-feira, 18 de julho de 2011

Reforçando:O “Q” da Questão

Por Milena Azevedo - GHQ p/ Catorze
Na noite de 16 de dezembro, Rilder Medeiros anunciou na sala de eventos da Livraria Siciliano, do Midway Mall, como será a FLIQ – Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, evento que acontecerá de 3 a 6 de novembro de 2011, na Praça Cívica do Campus da UFRN, com público estimado de 10 mil pessoa por dia, conforme sua experiência com a Feira do Livro de Mossoró e com as Bienais do Livro de Natal.
Rilder contou que a vontade de fazer um evento como esse não é de agora. Desde 2004 a logomarca já estava registrada no INPI (o Instituto Nacional da Propriedade Industrial), apenas houve uma modificação no nome do evento, que se chamaria Feira de Livros Infanto-Juvenis e Quadrinhos de Natal. Explicou que como no ano passado não ocorreu a Bienal do Livro, ele se sentiu à vontade para fazer acontecer a FLIQ e aí foi criado o mascote, um simpático caranguejo que provavelmente se chamará Cascudo.
“A FLIQ será o evento literário mais divertido do Nordeste”, afirmou Rilder, que pretende trazer várias atividades gratuitas ao longo do dia, fazendo com que o público entre de manhã e só saia de lá à noite. Para tanto, pediu a colaboração dos quadrinistas potiguares que estavam presentes – entre eles, Wendell Cavalcanti, Miguel Rude, Joseniz Guimarães e Luiz Elson, bem como a dessa que lhes escreve.
Foi exibido um vídeo com depoimentos de Tarcísio Gurgel, Moacy Cirne, Alex Medeiros, Carlos Fialho e Abimael Silva, que mostraram grande apreço pela proposta da FLIQ.
Quem também deu um depoimento a favor da FLIQ foi o jornalista e escritor Carlos Marcelo, que esteve no local para um bate-papo a respeito de seu livro Renato Russo – o filho da revolução. Carlos falou que é um leitor de quadrinhos e que o Brasil vive um momento deveras propício para uma feira literária como a FLIQ, que aliás ele prefere chamar de “festa”, porque é um momento de encontro do autor com seu público e com seus colegas de letras; é uma celebração da literatura em geral.
Motivar os jovens a ler e a produzir textos e quadrinhos será o foco da FLIQ, como também a criação de animações, uma vez que, dentro do evento, haverá um festival de animação, com premiação.
O projeto da FLIQ é inovador e muito importante para a nossa cidade, que conta com hábeis profissionais dos quadrinhos e das artes plásticas e gráficas, como um todo. Num evento desse porte, podemos apresentar o trabalho desses profissionais e artistas para a sociedade, conhecer o trabalho de artistas anônimos e influenciar na formação de futuros profissionais da arte sequencial.
Outro ponto positivo da FLIQ é inserir os quadrinhos dentro de um evento literário, mostrando que a nona arte é uma mídia si, voltada para todos os públicos, não apenas o infantil, como erroneamente alguns ainda pensam.
Rilder busca parceiros que queiram investir em três frentes: comercial, institucional e promocional. E assim espera colocar a FLIQ no Circuito Potiguar do Livro de 2011, que envolve a Feira do Livro de Mossoró, a Feira do Livro do Seridó e a Jornada Literária de Macau.
PUBLICADO EM  20.12.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...