sábado, 15 de outubro de 2011

Dossiê Titãs - Parte 2 de 4

Os Novos Titãs
A década de 80 estava começando, os X-Men da dupla Claremonth e Byrne eram um sucesso de público e crítica. Impulsionado por isso a DC Comics resolve dar mais uma chance ao jovem grupo. A nova revista traria uma roupagem totalmente nova, Marv Wolfman e George Pérez são os escolhidos para darem vida a esta nova formação.
A nova revista do grupo, New Teen Titans (publicada no Brasil em Heróis em Ação #3), foi um sucesso imediato, a fórmula da dupla era uma mistura de dosagens equivalentes de fantasia e realidade que parece ter acertado o público em cheio.
A equipe criativa deu um ar mais adulto às historias do grupo, os próprios personagens refletiam isto, os antes infantes Kid Flash, Robin e Moça-Maravilha agora eram jovens adultos tendo que lidar com um mundo amargo, onde a lógica maniqueísta que guiava suas vidas se mostrava ineficaz. Para confirmar este sentimento, Cyborg, Ravena, Estelar e Mutano (antigo Rapaz-Fera) foram introduzidos na equipe, pessoas que haviam sofrido muito na vida, mas que criaram formas distintas de lidar com isso.
Wolfman tratou de criar um universo próprio para os Titãs, inimigos como Trigon, Exterminador, Colméia e Irmão Sangue foram surgindo. As aventuras seguiam um ritmo alucinante, às vezes trazendo participações de antigos personagens como Aqualad, Ricardito, Patrulha do Destino, porem o foco da revista era inovar, e foi assim que nasceu Terra.
O Contrato de Judas
Dana Markov era uma problemática jovem descendente da família real de Markovia. A garota, agindo sob a identidade de Terra, acabou sendo convidada por Mutano a ingressar nos Titãs, com isso, Wolfman pretendia fazer com que os fãs achassem que ele era uma imitação de Kitty Pride.
Durante mais de um ano a equipe criativa manteve segredo sobre as reais intenções da personagem, a edição #38 da revista (Novos Titãs #13) foi um choque para muitos. A meiga Terra era revelada como uma agente infiltrada do vilão Exterminador, algumas edições mais tarde a personagem acaba se voltando contra o grupo e os entregando ao vilão, tem inicio a decisiva saga Contrato de Judas.
?Mesmo com tudo que havia sido dito, todos esperavam que no final ela se redimisse ajudando os Titãs contra o Exterminador, poderíamos ter feito isso, mas nossa intenção era chocar as pessoas, e fizemos isto ao matar Terra?, falou Wolfman sobre a história.
Contrato de Judas traz outros atrativos importantes para a mitologia titânica, aqui temos as primeiras aparições de Dick Grayson como Asa Noturna e o ingresso de Jericó na equipe.
A Crise
Em 1984 a revista New Teen Titans é relançada, como parte de um projeto da DC de melhorar a qualidade de suas revistas. Pérez acaba abandonando a revista no número 5, sendo substituído por Eduardo Barreto. Agora sozinho nos roteiros, Wolfmam tenda dar uma nova direção ao grupo, aumentando a carga emocional de suas histórias focando-as mais nos personagens do que no grupo em si, e é neste espírito que o equipe entra na mega-saga Crise Nas Infinitas Terras.
A saga redefine muito dos Titãs, alguns membros como Duela Dent e Gnark são apagados da cronologia, outros como Tula e Quartzo acabam morrendo durante o evento.
Após o mega-evento, Wolfman segue a tendência anterior, lançando uma nova revista do grupo, Titãs Spotlight, destinada a contar histórias solo dos integrantes da equipe, enquanto nas páginas de New Teen Titans um novo integrante era introduzido, Danny Chase, talvez o titã mais odiado de todos os tempos.

O Fim da era Teen.

Admitindo motivos financeiros, George Pérez retorna aos Novos Titãs, após anos à frente da personagem Mulher-Maravilha. A primeira mudança vem logo na capa, a revista passa a se chamar New Titans, a segunda mudança é a origem de Donna Troy, que agora passa a se chamar Tróia.
A participação de Pérez na revista tem uma periodicidade irregular, devido a outros projetos do artista, porém nesta fase ocorrem fortes mudanças no status quo da DC pelas mãos da dupla, além da já citada nova origem de Donna Troy, há o surgimento de Tim Drake, mais tarde conhecido como Robin.
Após algum tempo, as contribuições de Pérez ficam cada vez mais raras e Tom Grummet acaba assumindo o cargo de desenhista regular da série, em uma época onde uma reformulação na revista se mostrava necessária.
Teve inicio então a Saga dos Gnus, um arco de histórias com mais de um ano de duração, que mostrava os Titãs sendo atacados por seguidores de um antigo vilão do grupo, o Gnu, agora liderados por um enlouquecido Jericó.
Durante a saga, Danny Chase, Águia Dourada, Ravena e Jericó acabaram sendo mortos, em contrapartida novos membros foram incorporados ao grupo, Pantha, Fantasma, Estrela Vermelha e Bêbe Gnu, com isso o editores visavam adaptar os personagens aos conturbados anos 90
As Tropas Titãs e o Fim.
Ainda durante a Saga dos Gnus, Wolfman introduziu um novo grupo de Titãs, as Tropas Titãs, uma versão futurística do grupo do presente organizada a fim de combater o malévolo Lorde Caos, o filho de Dona Troy.
Este gancho rendeu outra saga para os Titãs, Caos Total, Após a saga, a DC resolveu expandir ainda mais a linha dos personagens lançando uma revista própria para as Tropas Titãs.
Nesta época, Marv Wolfman começou a sofrer diversas críticas de leitores que não concordavam com a atual direção das historias dos personagens, talvez baseado nisso o escritor tentou mais uma reformulação, aproveitando-se agora do evento Zero Hora.
O grupo foi totalmente reformulado, agora sob a liderança de Arsenal os Titãs eram formados por Rose Wilson (filha do Exterminador), Minion, Lanterna Verde, Dona Troy, Impulso, Detonador, Super Girl, Terra II e Miragem (ambas oriundas da extinta Tropa Titã).
Mesmo assim, as mudanças não foram suficientes para manter o interesse do público e a revista foi cancelada. Trazendo consigo o fim da era Marv Wolfman nos Titãs, que a despeito de alguns equívocos vai estar para sempre gravada na memória dos fãs.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...