quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Diário de um FLIQuante - parte 8: pelos olhos dos outros!


Flashes da FLiQ – Dia 5


Por Milena Azevedo
O derradeiro dia da FLiQ foi o mais agitado, principalmente porque a espera pelos dubladores Ulisses e Úrsula Bezerra e pela premiação do concurso de cosplay era enorme.

As atividades se concentraram na parte da tarde com a mesa-redonda A importância dos materiais para o desenho e o mercado para o desenhista do estilo mangá, que na verdade foi mais uma aula bacana proferida pelo Paulo Serafim e pela Giovana Leandro, dois profissionais que abraçaram o estilo mangá e conhecem profundamente uma gama de lápis, pinceis, canetas e tintas, de várias marcas, e deram uma porção de dicas e de onde comprar esses materiais. Muito legal ver pessoas interessadas em conversar com o Paulo e a Giovana após a fala deles, para ver de perto os materiais e trocar ideias.

Antes da mesa-redonda com o GRUPEHQ, fizemos uma promoção com três kits de HQs do Projeto 1ª Edição, e uma homenagem ao chargista Cláudio de Oliveira, com direito a um pequeno vídeo-depoimento do artista.

A mesa-redonda GRUPEHQ e a renovação da revista Maturi contou com a participação de Ivan Cabral, Márcio Coelho, Luiz Elson e Gilvan Lira. Ivan fez um ótimo histórico do grupo e da revista Maturi, informando que a revista foi bem aceita no Rio e em São Paulo, nas décadas de 1970/80, principalmente porque Henfil, que morou em Natal e chegou a colaborar em algumas edições da Maturi, fez uma boa divulgação da mesma por onde passava. Já no século XXI, a Maturi sofreu uma repaginada, ganhando um tamanho maior e mais qualidade artística e técnica, com trabalhos novos dos membros do GRUPEHQ e apresentando os talentos da nova geração de quadrinistas do Rio Grande do Norte. Ivan fez uma seleção de algumas páginas das três primeiras edições da nova Maturi, frisando a importância do conselho editorial para que as edições saíssem com uma boa qualidade, equilibrando texto e arte.

Encerrada a palestra, tivemos o lançamento com sessão de autógrafos da Maturi # 4, no estande dos quadrinistas potiguares.

A palestra com os dubladores Úrsula e Ulisses Bezerra foi reagendada para as 19:30 horas, para que desse tempo do júri se reunir e escolher os melhores cosplayers da FLiQ, seguida da premiação dos mesmos.

Quem encerrou o evento foi o "Casseta" Reinaldo Figueiredo, num bate-papo bem humorado com o jornalista Alex de Souza, no Circo da Luz. Reinaldo contou como a sua patota foi ganhando terreno no meio humorístico, bem antes de chegar à TV, com direito até a curiosa história do batismo do “Casseta e Planeta”, que está mais relacionado com as paródias de músicas que eles faziam.

O melhor foi saber que ultrapassamos a meta de 80 mil pessoas visitando o pavilhão da FLiQ durante a semana. O evento começou com o pé direito e bem fincado no chão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...