Para aproximar cada vez mais os alunos do contexto real da escrita e de situações do cotidiano da cidade e região, o uso do jornal como instrumento didático vem sendo ampliado na sala de aula.
Uma das unidades escolares da rede municipal de ensino de Votorantim que trabalha esse gênero textual é a escola municipal "Parizette Jordão Bressane", no Jardim Serrano II, onde os alunos do 2º ano estão desenvolvendo um trabalho de pesquisa e prática dos diferentes tipos de texto que aparecem no jornal, como história em quadrinhos, charges, classificados, entrevistas, resumo de novelas e horóscopo e suas linguagens específicas.
Segundo a professora Rosemeire de Oliveira Queiros, o trabalho começou com uma pesquisa, onde foram coletados diversos jornais do Brasil e de outros países, o que gerou vários questionamentos sobre o que é uma noticia, características dos meios de comunicação e de como estar informado do que acontece na sua cidade e no país pode contribuir para o exercício de cidadania.
"As partes de um jornal também foram exploradas, como por exemplo, localizar uma manchete, os diferentes cadernos, os artigos e suplementos. Fomos percebendo a riqueza de diversos textos existentes em um só jornal." destacou a professora. "Esta diversidade textual pode ser explorada como recurso didático, estimulando a leitura e a escrita de textos, o que favorece a oralidade e é um estímulo ao aluno durante a "roda de jornal" para expressar suas idéias e opiniões", concluiu Rosemeire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário