terça-feira, 25 de outubro de 2011

Os vários uniformes do morcego

Batman Uniformes
Todos nós conhecemos o Batman, certo? O herói mascarado vestido de morcego que combate o crime em Gotham City. Realmente, ele é um dos heróis mais conhecidos, e não é difícil vir uma imagem sua à cabeça tão logo mencionemos seu nome.

Mas que imagem, realmente? Aquelas dos desenhos animados? Ou dos filmes? Se for dos quadrinhos então, qual é aquela que você se lembra, já parou para pensar? É verdade, por ser tão popular (e tão antigo), o Batman já foi representado por inúmeros artistas, que de uma maneira ou outra, deram seu toque particular a ele.
Sendo assim, vamos conhecer as inúmeras faces que o morcego já utilizou? Na verdade, por serem muitas, seja na continuidade normal, em outras mídias ou em aventuras em universos alternativos (elseworlds), serão listados abaixo os uniformes mais famosos ou importantes, caso contrário, demoraria uma eternidade aqui… Bem, vamos lá!

Uniforme original – Era de Ouro

Batman - Era de Ouro
Em sua primeira aparição, o Batman tinha um uniforme relativamente distinto do que temos hoje, mas bem legal. O padrão de uniforme cinza com capuz, capa, símbolo, calção e botas pretas já existia, mas as semelhanças paravam por aí. Suas luvas eram curtas, sua capa na verdade era como se fossem duas asas que se abriam, e as orelhas do capuz eram mais abertas, como se fossem as de um morcego mesmo. Realmente original, é um verdadeiro clássico!

Visual risonho – Era de Prata

Batman - Era de Prata
Nos anos 50 e 60, a alcunha de “cavaleiro das trevas” não se enquadrava muito ao Batman. Trocando o preto do uniforme pelo azul, e sempre com um indefectível sorriso, esse Batman era tão feliz e alegre que nem dava pra imaginar ele ou Gotham como sombrios. Como modificações importantes no uniforme também podem ser citadas as orelhas do capuz, que ficaram rentes à cabeça, e as luvas, que ficaram longas e com três pontas ao longo do antebraço. Criticam muito o seriado televisivo com Adam West, porém, os produtores da série não são de todo culpados: com um Batman como esse nos quadrinhos, como representar um herói sério?

Reformulado por Neal Adams – Anos 70 e 80

Batman - Neal Adams
Este Batman é muito legal. De longe o mais conhecido e representado na mídia, este é o uniforme que o morcego de Gotham mais usou até hoje em sua vida. Também não era lá muito sombrio, haja vista que ainda era “azulão”, mas Neal Adams, com um traço moderno ainda para os dias atuais, tornou o herói novamente sério e assustador: orelhas mais compridas e pontudas no capuz, rosto ameaçador, símbolo bem evidente com uma elipse amarela ao seu redor, e o cinto de utilidades agora era cheio de cápsulas, onde Batman guardava seus apetrechos. Esse visual durou também pelos anos 80, bem como foi o padrão adotado em outras mídias, como os desenhos animados. Particularmente falando, é um dos meus preferidos, outro clássico.

Armadura – Anos 90

Batman - Azrael
Os anos 90 não foram bons tempos para os super-heróis dos quadrinhos: reformulações forçadas, mega eventos caça-níqueis e tudo o mais que se pudesse imaginar. Foi a época dos “heróis bad boys” supermusculosos e heroínas quase sem roupa, magérrimas e com medidas impossíveis para qualquer mulher.
Nesse clima todo, o Superman morreu, o Lanterna Verde ficou louco e virou vilão, o Aquaman perdeu a mão, o Homem-Aranha se descobriu um clone, o Capitão América passou a usar armadura e chegou até a perder o escudo, e com o Batman não foi diferente.

O herói teve sua coluna fraturada por Bane na saga “A Queda do Morcego”, e teve como seu sucessor Jean-Paul Valley, ex-Azrael. O sujeito criou uma armadura toda high-tech para combater o crime em Gotham, mas como não era lá muito equilibrado, acabou cometendo alguns excessos.
Sobrou para Bruce Wayne corrigir a situação, após uma cura miraculosa de sua paralisia, e novamente ele voltou a ser o guardião de Gotham.

Uniforme negro – Anos 90

Batman - Uniforme Negro
Após reassumir o manto do morcego, Batman decidiu mudar seu uniforme: abandonou totalmente o cinza, ficando com um uniforme todo negro, apenas a elipse amarela com seu símbolo e o cinto de utilidades se destacavam. Seja por influência do filme de 1989 ou não, a verdade é que esse uniforme sim fazia jus a um herói sombrio e solitário. Todo negro como ficou, impunha respeito e medo aos criminosos.

Batman o usou por pouco tempo. Quando ingressou na Liga da Justiça durante sua reformulação por Grant Morrison, ele ainda o usava, mas aos poucos ele foi voltando a um visual mais clássico, que é o próximo listado a seguir.

Uniforme Cinza e Preto – Anos 2000

Batman - Cinza e Preto
Abandonando um visual “dark” demais, Batman optou por um novo uniforme. Talvez por influência da série animada, o herói voltou a adotar o contraste da roupa cinza acompanhada de capuz, capa, botas, luvas e calção de outra cor, só que agora, ao contrário do azul, ele decidiu usar o preto, mantendo ainda a elipse amarela no peito ao redor do símbolo do morcego. Ficou legal, foi novo sem abandonar o antigo, e também figura entre os meus favoritos; mas apesar de famoso em outras mídias, este uniforme, a exemplo do totalmente negro, não durou muito nos quadrinhos.

Uniforme Pós “Terra de Ninguém” – Anos 2000

Batman - Após Terra de ninguem (Alex Ross)
Gotham sofreu um bocado na transição do século XX para o XXI. Se não bastasse uma epidemia que assolou a cidade, ela sofreu também com um terremoto que a destruiu, sendo isolada do resto do país após estas tragédias.

A cidade conseguiu se recuperar ao final, e Batman, inspirado por isso, voltou às origens: decidiu retirar a elipse amarela de seu peito, lembrando o visual que tinha quando começou sua carreira, mas manteve o contraste entre cinza e preto. Foi um recomeço para ele e para Gotham, e vale lembrar que este é o uniforme que Alex Ross gosta de representar quando retrata o herói.

Uniforme por Jim Lee 

Batman Jim Lee
A saga “Silêncio” foi um arco bem badalado, mais pelos desenhos de Jim Lee do que pelo roteiro em si. De qualquer forma, Lee representou um visual que foi notório para o cruzado de capa: algumas vezes com a barba por fazer, e adotando ainda o cinza e preto (se bem que dependendo do colorista, o preto ainda assume uns tons azulados), Batman usa agora botas com solado resistente, como as de um soldado, e seu cinto de utilidades passou a ter pequenas bolsas onde ele guarda suas coisas, e não mais as cápsulas.

Foi um visual que chamou bastante a atenção, e é o que perdura até o momento, como podemos acompanhar nas histórias escritas por Grant Morrison e desenhadas por Andy Kubert atualmente.
Reboot DC (adendo nosso - BP)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...