segunda-feira, 18 de julho de 2011

REFLEXÕES SOBRE O DIA DO QUADRINHO NACIONAL

Por Kardion
logotipo criado por Marcio Paes
ilustração original do site Universohq

Embora não seja oficial, hoje é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional. Uma data que marca de forma reflexiva os quadrinhos genuinamente brasileiros.
Um movimento nos anos 80 tornou possivél essa data comemorativa .
A editora Ebal queria que fosse comemorado na data do começo de circulação do 
Suplemento Juvenil.
Mas alguns nomes dos quadrinhos nacionais na época se posicionaram contra, justamente porque o Suplemento Juvenil foi responsavél pela chegada de vários quadrinhos estrangeiros no nosso país em 1932.
Laerte , Henfil , os irmãos Carusos e outros quadrinistas., pesquisaram e chegaram 
a data de publicação de As aventuras de Nhô Quim ou as Impressões de uma Viagem à Corte”, pelo italiano naturalizado brasileiro Ângelo Agostini. A publicação de 30 de janeiro 
de 1869 que saiu no periódico Vida Fluminense é considerada o primeiro quadrinho nacional.
Nhô-Quim contava a história de um caipira rico e ingênuo, que vai à corte, acaba se perdendo e se envolve em todo tipo de trapalhadas. A história mostrava o conflito entre a cultura rural e urbana. É uma história hilariante, onde o autor procura fazer críticas aos problemas enfrentados na cidade, aos modismos e costumes da sociedade da época, além de aproveitar para fazer sua costumeira critica política (Agostini era republicano e não perdia oportunidade para criticar a monarquia).

Recentemente foi lançado um álbum com os principais trabalhos com quadrinho de Ângelo Agostini As Aventuras de Nhô-Quim & Zé Caipora: os primeiros quadrinhos brasileiros 1869-1883, Senado Federal, organizado pelo jornalista e pesquisador Athos Eichler Cardoso.
Mais no dia de hoje , a melhor pergunta que podemos fazer é , qual o futuro dos quadrinhos nacionais? Worney Almeira, representante da Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo, dá um visão sob o assunto :
“A gente não vê muita perspectiva na distribuição de revistas de grande tiragem de grandes editoras. A quantidade de revistas deve diminuir nas bancas de jornais ou livrarias, mas deve persistir esse mercado alternativo [internet] que é também de experimentação, onde há muita ficção, quadrinhos policial e até de faroeste.”
Ou seja , a internet tem e terá um papel importante para divulgação da banda desenhada nacional.
As comemorações do Dia Nacional dos Quadrinhos ocorrem com uma extensa programação em gibitecas e livrarias de todo o país, como o lançamento de publicações independentes, palestras e oficinas. Além disso, a associação de Cartunistas de São Paulo entrega no dia 5 de fevereiro o troféu Angelo Agostini aos melhores do quadrinho nacional de 2010.
Publicado em 30-01-11

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...