segunda-feira, 18 de julho de 2011

HQ diverte e ensina sobre astronomia

Por Diário do Grande ABC

Johannes Kepler, Galileu Galilei e Isaac Newton foram parar nos quadrinhos. Você não sabe quem são? Mais um motivo para ler Ombros de Gigantes - História da Astronomia em Quadrinhos (de Annibal Hetem Junior e Jane Gregório-Hetem, da Devir Livraria, 104 págs., R$ 29,90). O livro apresenta a evolução dessa ciência de forma divertida.
No Brasil, a astronomia chegou em 1750, quando Espanha e Portugal decidiram dividir o território pelo Tratado de Madri. Mandaram astrônomos e geógrafos para estabelecer fronteiras, de acordo com a posição das estrelas. Em 1827, criaram o Imperial Observatório do Rio de Janeiro para fazer pesquisas.
Guilherme Santos, 8 anos, adora astronomia e curtiu muito o livro. "Meu pai já tinha falado sobre Newton e consegui aprender mais. É legal falar sobre isso como história em quadrinhos", diz. A parte mais divertida, segundo Guilherme, é a que ensina a fazer uma luneta (confira no www.blogdiarinho.blogspot.com). "Já separei os materiais e vou fazer com meu pai. Parece ser fácil", diz.
Terra era vista como a maioral
Durante a leitura da História da Astronomia em Quadrinhos descobre-se que antigamente os cientistas não sabiam que a Terra era redonda nem que girava em torno do Sol. Acreditavam que era o centro do universo. Alguns, como Aristarco, que viveu há 2.200 anos na Grécia, afirmavam que o Sol era o centro de tudo e que nosso planeta girava em torno dele como pião. Quem apoiava essa ideia - que depois descobriu-se verdadeira - era considerado traidor pela Igreja, como Galileu, que teve de negar o que sabia para não ser assassinado.
Guilherme Santos, 8 anos, curte aprender sobre o universo e os planetas, por isso achou muito legal conhecer a história da astronomia em quadrinhos. "Há muitas explicações sobre as teorias e experiências dos cientistas. Dá para entender tudo com os desenhos."
Livros mostra que nossa casa está em perigo e precisa de ajuda
Que a água vai acabar, todo mundo já sabe. No entanto, em alguns países mais pobres a potável está no limite e aquela que sai da torneira não pode ser consumida. Há países em que, a cada oito segundos, uma criança morre por ter bebido água contaminada. Esses são alguns dos alertas do livro Como vai? A Terra (editora Cidade Nova, 70 págs., R$ 43), que traz dicas de como preservar o planeta. O petróleo, por exemplo, faz parte do dia a dia de todos, presente nas roupas e brinquedos, além de automóveis. Acredita-se que em 40 anos não haverá mais petróleo. Por isso, é importante economizar todo tipo de energia. Você pode ajudar com atitudes simples, como andar a pé, convidar seus pais a usar a bicicleta em vez do carro, apagar as luzes ao sair do cômodo, desligar aparelhos elétricos quando deixar de usá-los.
O livro ainda mostra que a vida também está em perigo. A cada ano, mais de 30 mil espécies de animais e plantas desaparecem do planeta. Além disso, o aquecimento da Terra, gerado pela poluição, causa furacões, inundações, danos na agricultura e cada vez mais falta de água. Ficou preocupado? Então mãos à obra. A sua atitude pode fazer a diferença. Vale consultar o livro para descobrir outras formas de cuidar do planeta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...