domingo, 4 de dezembro de 2011

Autor de quadrinhos diz que criou história de 'Cowboys & Aliens'

Por Terra
Autor de quadrinhos diz ter criado história de 'Cowboys & Aliens'. Foto: Divulgação
O autor de uma história em quadrinhos de 1995, intitulada Cowboys & Aliens, abriu um processo nessa quinta-feira (1) contra os produtores do filme de ação com o mesmo nome, acusando-os de roubar sua ideia.
O autor Steven John Bustin, de Austin, abriu um processo em um tribunal federal do Texas, seu Estado natal. O processo é mais um possível golpe para a Universal Pictures e para o filme dos estúdios Dreamworks Cowboys & Aliens. O filme, estrelando Daniel Craig, estreou em julho e arrecadou US$ 175 milhões nas bilheterias mundiais, pouco acima do orçamento para a produção do filme.
Em 1994, Busti elaborou o conceito de caubóis com laços enfrentando aliens gigantes, e publicou a história no ano seguinte com o título Cowboys & Aliens em uma revista de quadrinhos chamada Bizarre Fantasy, segundo os documentos do processo.
O documento de Busti também disse que em 1994 uma publicação chamada Comic Shop News publicou um especial sobre sua ideia de Cowboys & Aliens na mesma edição em que tinha uma matéria sobre o empreendedor do mundo de quadrinhos Scott Mitchell Rosenberg.
A empresa de quadrinhos e entretenimento de Rosenberg, a Platinum Studios, sediada em Los Angeles, lançou em 2006 o romance gráfico Cowboys & Aliens, que, segundo Busti, tem "semelhanças gritantes" com seu próprio trabalho.
Segundo o processo, as semelhanças eram aparentes entre as características físicas do comandante alienígena no romance gráfico da Platinum e do conquistador alienígena "Morguu", criado por Busti. A Universal e a Dreamworks compraram os direitos para produzir um filme baseado no conceito de "Cowboys & Aliens" da Platinum. Os estúdios não quiseram comentar sobre o processo, que indicia Rosenberg, sua empresa Platinum, e os estúdios Universal e DreamWorks.
Busti não havia registrado o pedido de direito autoral para sua história Cowboys & Aliens até este ano, mas seu advogado disse que isso não seria um obstáculo para o processo porque o autor obtém os direitos assim que uma obra é criada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...